quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TRATAR BEM OU PREGAR PARTIDAS?

É mister... recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. Actos 20:35

Um jovem estudante caminhava com um dos seus professores, conhecido por tratar muito bem os seus alunos nas aulas. Enquanto caminhavam, encontraram um par de sapatos velhos na berma. Vendo um trabalhador num campo próximo, pensaram que os sapatos lhe pertenciam. O homem estava a acabar o seu trabalho daquele dia.
Voltando-se para o professor, o estudante sugeriu:
- Vamos pregar uma partida ao velhote. Escondemos os sapatos dele, e escondemo-nos atrás destes arbustos a observar a sua reacção quando não conseguir encontrá-los.
- Achas mesmo que devemos fazer isso? - perguntou o professor? - Vou fazer uma sugestão diferente. Porque não surpreendemos o velhote colocando uma moeda em cada sapato e depois ficamos a observar a sua reacção quando ele encontrar o dinheiro?
O estudante não ficou muito entusiasmado, mas acabou por concordar com a ideia.
Quando o velhote concluiu o seu trabalho e calçou os sapatos, sentiu uma coisa dura por dentro. Surpreendido, descalçou os sapatos, olhou as moedas e depois ajoelhou-se para agradecer a Deus o ter providenciado aquele dinheiro agora que ele estava tão necessitado.
- Não te sentes mais feliz assim, por teres ajudado um velho trabalhador em vez de teres pregado uma partida? - cochichou o professor.
O estudante teve de concordar.
Durante esta noite, muitas crianças na América sairão para as 'brincadeiras' do Dia das Bruxas. Geralmente vão em grupos, de casa em casa, pedindo frutas ou doces. Algumas dessas crianças demonstrarão o seu desagrado com aquilo que lhes derem, fazendo brincadeiras de mau gosto. É triste dizer que, em alguns casos, os adultos também fazem brincadeiras de mau gosto com as crianças que lhes batem à porta, como ocultar lâminas de barbear ou colocar pimenta dentro das guloseimas que lhes dão.
Como cristãos, devemos recordar não apenas que mais bem-aventurado é dar do que receber, mas também fazer aos outros o que gostaríamos que eles nos fizessem a nós (ver Mateus 7:12)