quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RESPOSTA BRANDA

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1

Não há muito tempo, li sobre um pastor que se tinha mudado para um novo distrito e descobriu que um dos membros da sua igreja parecia decidido a encontrar defeitos em tudo o que ele fazia.
A princípio, o pastor procurou desconhecer as críticas, mas o homem não ficou contente por ser ignorado. Um dia, o pastor recebeu uma carta especialmente cáustica, repleta de acusações. A maioria era falsa e as outras, completamente desproporcionadas em relação aos factos.
O pastor não podia mais ignorar o seu crítico. Percebeu diante de si um problema que devia ser resolvido. Sabia que não podia refutar as injuriosas acusações uma por uma; no entanto, antes de responder, orou por sabedoria celestial. Foi impressionado a escrever ao seu crítico uma carta de cinco palavras: "Por favor, ore por mim."
O efeito daquele simples pedido foi nada menos do que miraculoso. Tocou o coração do crítico e alterou completamente as suas atitudes. Daquele dia em diante, o homem tornou-se um dos mais leais defensores do pastor.
Vamos considerar por um momento a resposta do pastor. O seu tom é conciliatório, mas de forma alguma se rende às acusações do crítico. Reconhece, entretanto, que necessitaria da ajuda do crítico se as acusações fossem verdadeiras.
Da parte de alguns homens, essa resposta poderia ser interpretada como sinal de arrogância, até mesmo de sarcasmo. Mas evidentemente o crítico sabia no fundo do coração que o seu pastor era diferente. Será que isso se deveu às pacientes tentativas do pastor no sentido de ignorar as críticas? Não sei, mas sei que a maioria dos seres humanos se dispõe a ajudar quando alguém pede um favor.
Quando Salomão disse que a resposta branda desvia o furor, ele não queria dizer que isso funciona sempre (especialmente se respondemos aos nossos acusadores com palavras que suscitam ira). Mas mesmo que seja esse o caso, se sinceramente pedirmos que Deus coloque dentro de nós um espírito recto, orando para que nos dê uma resposta branda, Ele começará a fazer por nós aquilo que não faria se não Lho tivéssemos pedido.