quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UM NOVO CORAÇÃO

Vou dar-vos um novo coração e um novo espírito. Em vez do vosso empedernido coração de pedra, vou dar-vos um coração humano obediente. Ezequiel 36:26 (Bíblia A Boa Nova)

No dia 27 de Dezembro de 1967, o Dr. Christiaan N. Barnard, um cirurgião cardiologista sul-africano, executou em Louis Washkansky o primeiro transplante de coração na história médica. Algum tempo depois, o Dr. Barnard realizou outro transplante de coração, desta vez no Dr. Philip Blaiberg. O que tornou essa operação um caso único foi o facto de, logo após Blaiberg ter despertado da anestesia, o Dr. Barnard entrar no quarto dele, trazendo na mão um frasco de plástico transparente. Erguendo-o, disse: "Dr. Blaiberg, isto aqui é o seu coração. Percebe que o senhor é o primeiro homem na história a olhar para o seu próprio coração morto?"
Algum tempo depois, o Dr. Blaiberg recebeu a visita da mulher do homem que, ao perder a vida, lhe dera a ele outra oportunidade de viver. Ele ficou surpreendido por aquela visita e aparentemente não expressou a sua gratidão "imorredoura" do modo como gostaria de tê-lo feito, pois mais tarde reflectiu: "O que é que se diz nessas circunstâncias?" A seguir, acrescentou pensativamente: "Ela perdeu uma vida; eu ganhei outra."
Algo semelhante acontece quando Deus, que "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito" (João 3:16), nos oferece um novo coração espiritual. Ele perdeu uma Vida; você e eu ganhámos uma vida que poderá ser eterna. Quão gratos podemos ser por esse grande amor!
Deus tem realizado transplantes do coração espiritual desde que a raça humana passou a sofrer da doença fatal chamada pecado. As pessoas afligidas por problemas cardíacos graves enfrentam com frequência a morte iminente, a menos que recebam um coração novo. Para os pecadores, a morte eterna é mais certa ainda. "Todos igualmente" pereceremos (Lucas 13:5), a menos que Deus obtenha, a permissão de transplantar em nós corações espirituais.
Quando permitimos que se realize essa cirurgia espiritual, implantam-se em nós novos desejos, novo espírito e uma nova maneira de pensar. Já não vivemos para o eu. Agora, com um amor imperecível por Aquele cujo coração está em nós, vivemos para Ele.