sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PROVA CONVINCENTE

Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35

Quando eu era adolescente, resolvi deixar a minha marca no mundo como artista. O meu pai tinha recentemente adquirido uma Bíblia em três volumes, ilustrada por Paul Gustave Doré. Aquelas ilustrações tiveram peso importante na minha decisão.
Doré obteve fama com as suas gravuras de personagens religiosos e históricos.
Passei horas a estudar as técnicas dele e, embora o meu interesse pela arte se desvanecesse com o tempo, ainda guardo vívidas imagens mentais daqueles sonhos.
Certa ocasião, viajando pela Europa, Doré perdeu o seu passaporte. Quando ele chegou à alfândega seguinte, o guarda pediu-lhe os documentos de viagem. Doré tentou explicar o que tinha acontecido.
- Eu sou Paul Gustave Doré - disse ele - e perdi o meu passaporte. Queira deixar-me passar. Tenho de atender a compromissos importantes.
- Não tente fazer de nós parvos - disparou o guarda. - Você não é a primeira pessoa que perde o passaporte e tenta fazer-se passar por alguém importante.
Doré suplicou a compreensão do guarda, mas em vão.
Finalmente, um oficial aproximou-se e disse:
- Se o senhor é realmente Doré, pegue neste lápis e papel e desenhe aquele grupo de camponeses ali.
Alguns minutos depois, o grande artista desenhou um quadro com uma semelhança impressionante com o grupo. Mesmo antes de concluído o desenho, o oficial, convencido de que aquele era realmente o famoso artista, permitiu-lhe que entrasse no país.
Algumas pessoas, hoje, tentam fazer-se passar por cristãs, mas falta-lhes o amor fraternal que, segundo Jesus, caracterizaria os Seus seguidores. Os cristãos primitivos viveram numa época em que a prática do cristianismo podia significar o martírio, mas ainda assim demonstravam o seu amor fraternal, arriscando a vida para ajudar os seus irmãos perseguidos. Em alguns casos, obtinham inclusive a relutante admiração dos perseguidores. Tertuliano, um escritor cristão do segundo e terceiro séculos, citou a declaração de um oficial pagão desta maneira:
"Veja como esses cristãos se amam uns aos outros."
O amor fraternal não é um manto que se 'veste' para convencer os incrédulos, mas uma qualidade que brota naturalmente de um coração afável.