quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PORQUÊ?

Até quando, Senhor, clamarei eu, e Tu não me escutarás? Gritar-Te-ei: violência! E não nos salvarás? Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Habacuque 1:2 e 3

A minha mãe costumava dizer que, quando eu era criança, quase a deixava louca, perguntando: Porquê? Ainda ela não tinha acabado de falar e vinha eu de novo: "Mas porquê?"
As crianças não são as únicas que estão sempre a perguntar: "Porquê"? Os adultos também perguntam. O profeta Habacuque, autor do nosso versículo, foi um deles. Muitas pessoas leem o seu pequeno livro e não entendem a sua grande mensagem. O seu tema central é a pergunta Porquê?
Habacuque viveu num tempo de apostasia. Ao investigar a condição espiritual do seu povo, ficou perplexo e quis saber por que razão Deus tinha permitido que permanecessem impunes.
Não demorou muito para obter a resposta. "O Senhor respondeu: 'Prestem atenção e ficarão de boca aberta! Ainda enquanto estiverem vivos, Eu farei uma coisa que vocês terão de ver para crer'." Habacuque 1:5 (A Bíblia Viva). Imagino que Habacuque se sentiu bastante aliviado ao saber que, por fim, Deus iria fazer algo em relação à impiedade de Judá!
Mas quando o Senhor revelou o que tinha em mente, entretanto, Habacuque ficou mais perplexo ainda. Deus disse: "Eu estou a preparar uma nova potência mundial, os caldeus, uma nação cruel e violenta que marchará pelo mundo e o conquistará." Verso 6 (A Bíblia Viva). Deus iria usar uma nação ainda mais ímpia que Judá para castigar o Seu povo! Porquê? Não é de admirar que Habacuque tenha ficado mais desconcertado ainda.
Deus nunca respondeu a todas as perguntas de Habacuque, mas o profeta finalmente entendeu que: "O Senhor está no Seu santo templo." Deus estava no trono; Ele estava no controlo da situação e, como Ele estava a controlar as coisas, Habacuque pôde dizer: "Cale-se diante d'Ele toda a terra." Habacuque 2:20. Saber que o Deus de infinito poder e sabedoria estava a controlar todas as coisas era uma resposta suficiente.
Já alguma vez perguntou "Porquê?" sem obter uma resposta satisfatória? Lembre-se: "O Senhor está no Seu santo templo." Mesmo que as aparências digam o contrário, Deus está a controlar tudo, e para si e para mim isso é resposta suficiente - por enquanto. As respostas completas e definitivas virão quando estivermos no Céu.