domingo, 7 de outubro de 2012

COMO O LADRÃO DE NOITE

Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite. 1 Tessalonicenses 5:1 e 2

Já aconteceu um ladrão ter entrado na sua casa enquanto dormia, levando o que tinha de valor? Se já aconteceu, pode entender a sensação de ser apanhado de surpresa.
Quando eu era criança, os meus pais moraram num lugar chamado Engenho de Dentro, um subúrbio do Rio de Janeiro. O meu irmão nasceu lá. Todas as noites o meu pai colocava um copo d'água sobre uma cadeira num canto do meu quarto, para que eu pudesse beber se tivesse sede durante a noite. Certa noite, os meus pais acordaram ao ouvir o ruído de um copo a cair. O meu pai estava para se 1evantar e investigar, quando a minha mãe disse que talvez fosse "apenas um rato", e assim ambos adormeceram novamente.
Na manhã seguinte, quando o meu pai foi vestir as calças, descobriu que o seu relógio de ouro e a carteira com o salário de um mês tinham sido roubados. Uma investigação posterior revelou que várias outras coisas também tinham sido 1evadas - algumas delas insubstituíveis. Pode imaginar como eles ficaram aborrecidos.
Estas experiências desagradáveis podem ajudar-nos a compreender melhor o amargo desapontamento dos pecadores impenitentes quando o Dia do Senhor os apanhar desprevenidos. Essas experiências também nos podem motivar a preparar-nos para aquele dia.
Geralmente pensamos que as palavras de Paulo se aplicam ao espanto daqueles que serão apanhados de surpresa pela Segunda Vinda. No entanto, elas parecem descrever mais apropriadamente aqueles que aguardam a Segunda Vinda, mas não estarão preparados quando se encerrar a porta da graça.
Preste atenção a estas palavras: "Silenciosamente, despercebida como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva que determina o destino de cada homem, sendo retraída para sempre a oferta de misericórdia ao homem culpado." - O Grande Conflito, pág. 491.
Nenhum cristão precisa de ser apanhado desprevenido por esse acontecimento. Como diz o texto para a nossa meditação: "Vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como 1adrão vos apanhe de surpresa." 1 Tessalonicenses 5:4. Nós somos os "fi1hos da 1uz", e continuaremos a ser filhos da luz enquanto permanecermos perto da Luz do mundo.