sexta-feira, 19 de outubro de 2012

LIÇÕES DOS PÁSSAROS

Por acaso foi a sua inteligência que ensinou o falcão a voar em direcção ao sul? Job 39:26 (A Bíblia Viva)

A migração das aves é um exemplo das providências de Deus em favor de melhores condições de vida e abastecimento. Calcula-se que uns dez biliões de pássaros se envolvam em voos migratórios. Aqui estão alguns exemplos notáveis: o maçarico do Alasca voa milhares de quilómetros sobre o Oceano Pacífico até às ilhas do Havai. Um papa-figo de Baltimore foi reconhecido como tendo viajado até à América do Sul e voltado para a mesma árvore em Nova Iorque. A tarambola dourada voa 4 mil quilómetros de Newfoundland até à Colômbia, no Outono. Uma espécie de picanço cobre os 5.600 quilómetros da Ásia Central até à África Central.
A andorinha-do-mar do Árctico tem um dos mais longos padrões de migração entre as aves. Ela voa do Círculo Árctico até á Antárctida no fim do Verão, uma distância de uns 17 mil quilómetros. Retoma o voo da Antárctida ao Árctico na Primavera seguinte, gastando aproximadamente dois meses em cada viagem.
Os pombos-correios têm capacidade de orientar-se em relação ao sol e ao ninho de origem. Mas em dias nublados, utilizam células especiais nos seus olhos, as quais são sensíveis ao campo magnético da Terra.
Jeremias fala de vários outros tipos de aves com instintos migratórios. Diz ele: "A cegonha, a rola, a andorinha e o grou sabem exactamente quando devem voar para outras terras por causa do Inverno; também sabem a hora de voltar. Mas o Meu povo não respeita as leis do Senhor." Jeremias 8:7 (A Bíblia Viva).
Os seres humanos têm menos instintos naturais do que as aves. Mas o Criador implantou em nós algo que Ele não concedeu aos pássaros ou a qualquer outro animal: a faculdade moral da escolha. A razão pela qual Ele o faz foi para que o nosso amor por Ele brotasse livremente, para apreciarmos o Seu carácter de amor. Só esse tipo de amor compensa.
Israel cometeu um trágico erro quando se recusou a aceitar a lei de amor de Deus. Nós podemos aprender com o erro deles.