sexta-feira, 12 de outubro de 2012

AS MACEDÓNIAS DE DEUS

Quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há benção nele. Isaías 65:8

Charles E. Welch e a mulher, jovens ainda, aceitaram o chamado para trabalhar num campo missionário da África. Durante o exame médico da esposa, entretanto, descobriu-se que ela não suportaria um clima quente e húmido sem pôr em risco a sua saúde. O chamado foi cancelado. Frustrado, mas decidido a servir ao Senhor em algum outro sector, o marido começou a procurar maneiras de ganhar dinheiro para que ele e a sua mulher pudessem contribuir na disseminação das boas novas da salvação em terras estrangeiras.
Antes do desapontamento pelo qual passaram, Thomas B. Welch, pai de Charles, era dentista e abstémio e tinha feito experiências no sentido de evitar que o sumo da uva fermentasse. Ele cria que o uso do vinho com álcool na Santa Ceia era incompatível com o ensino bíblico acerca das bebidas alcoólicas.
Charles, então, confirmou as experiências do seu pai e dedicou tempo e energias a esse projecto. Oportunamente, ele obteve sucesso além das expectativas. O casal Welch contribuiu com milhares de dólares para as missões estrangeiras a partir da venda do famoso Sumo de Uva Welch.
Uma coisa parecida aconteceu com os primeiros missionários que levaram o evangelho à Europa. Lembra-se que Paulo e Silas tinham decidido ir para a Bitínia, uma região situada onde agora está o Noroeste da Turquia, mas quando tentaram ir, "o Espírito de Jesus não o permitiu". Actos 16:7. Talvez nunca cheguemos a compreender todas as razões que o Espírito Santo tinha para os impedir de ir para a Bitínia, mas então, quando consideramos as pessoas que se entregaram a Cristo na Macedónia por eles terem obedecido à voz do Espírito, é possível que comecemos a entender.
Já passou pela experiência de ver um plano seu fracassar, um plano que aparentemente estava em harmonia com a vontade de Deus, para depois descobrir que Ele tinha outra coisa em mente para a sua vida? Diz a Inspiração que "os nossos planos são com frequência frustrados, a fim de que sejam cumpridos os planos de Deus a nosso respeito". - A Ciência do Bom Viver, pág. 473.
Sim, podemos ter as nossas Bitínias, mas Deus tem as Suas Macedónias.