quarta-feira, 10 de outubro de 2012

APANHADO O VERDADEIRO REBELDE

Exaltado seja o Deus de minha salvação! O Deus que por mim tomou vingança...; o Deus que me livrou dos meus inimigos; sim, Tu que me exaltaste acima dos meus adversários, e me livraste do homem violento. Salmo 18:46-48

Na segunda metade do século dezasseis, na Escócia, John Welsh (ou Welsche), pregador e genro do reformador escocês John Knox, foi perseguido implacavelmente por aqueles que desejavam tirar-lhe a vida. Durante longo tempo ele conseguiu escapar dos seus perseguidores, mas por fim parecia não haver lugar seguro onde esconder-se. Ele orou e creu que Deus lhe mostraria um plano para despistar os inimigos.
Naquela noite, Welsh bateu à porta de um homem bem conhecido pela sua feroz oposição aos assim chamados "pregadores do campo"; um homem que procurara prender Welsh mas nunca o tinha encontrado. Não reconhecido pelo dono da casa, Welsh foi recebido com bondade. Durante a noite, a conversa chegou ao odiado Welsh. O anfitrião queixou-se amargamente de não ter conseguido capturar esse homem que ele considerava um rebelde e agente de Satanás.
- Fui encarregado - disse Welsh - de capturar essas pessoas. Eu sei onde Welsh vai pregar amanhã. Se o senhor quiser, posso colocá-lo nas suas mãos.
- Nada me daria mais prazer - disse o dono da casa.
No dia seguinte, Welsh e o seu anfitrião caminharam até ao lugar onde os fiéis tinham combinado reunir-se. Welsh convidou o seu anfitrião a sentar-se na única cadeira disponível - uma cadeira que Welsh tinha providenciado especialmente para ele. Então começou a pregar acerca do amor de Deus pelos pecadores. Falou com um poder tão persuasivo e tocante, que o coração do seu inimigo se comoveu.
No encerramento da reunião, Welsh disse:
- Senhor, eu sou Welsh. Leve-me, prenda-me e faça o que bem entender.
O seu ex-inimigo, agora amigo e converso, recusou!
"Quando, com fé, lançarmos mão da Sua força, Ele mudará, mudará maravilhosamente, a mais desesperada e desanimadora das perspectivas. Ele o fará para a glória do Seu nome. Deus pede aos Seus fiéis, aos que crêem n'Ele, que falem de ânimo aos incrédulos e desanimados." - Serviço Cristão, pág. 234.
Estas palavras devem encorajar-nos quando as perspectivas parecem sombrias.