domingo, 14 de outubro de 2012

O QUE DEUS FEZ POR ESTÊVÃO

E apedrejavam a Estêvão. ...Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Com estas palavras adormeceu. Actos 7:59 e 60

No início da década de 1850, Charles Haddon Spurgeon (1834-1892), ainda jovem, foi chamado para pastorear a Capela de New Park Street, em Southwark, Inglaterra. Numa das noites, enquanto pregava acerca do martírio de Estêvão, um céptico interrompeu-o.
- O que foi que Deus fez por Estêvão quando ele foi apedrejado até à morte? - berrou o homem.
- Ajudou-o a orar: "Senhor, não lhes imputes este pecado."
O céptico calou-se.
Deus atende sempre as nossas preces, mas nem sempre como achamos que Ele deveria. No caso de Estêvão, Ele não desviou o rumo das pedras; não o conduziu em espírito para algum lugar seguro; nem sequer fulminou os agressores; mas Deus deu-lhe graça para suportar a dor e manifestar o mesmo espírito de perdão para com os seus assassinos demonstrado por Jesus para com os que O crucificaram.
Quando eu era pastor, mais de uma vez ouvi membros da minha igreja dizerem que as suas orações pareciam não passar do tecto. Uma senhora disse ao meu pai, quando ele era pastor, que tinha a impressão de ouvir as suas orações voltarem a ela como um eco zombador. De uma coisa podemos ter absoluta certeza: não era a voz de Deus que zombava das orações daquela senhora. Era a voz do grande enganador e adversário das almas.
Muitas vezes, entretanto, o problema está connosco. "Não sabemos orar como convém" (Romanos 8:26) e a razão é que pedimos mal (com motivos egoístas, talvez) (Tiago 4:3). Deus não pode dizer Sim a essas orações e continuar a ser coerente. Se Ele fosse responder a esses pedidos como nós desejaríamos, não seria para o nosso bem. Assim, na Sua infinita sabedoria, Ele diz Não.
Se desejamos respostas positivas às nossas orações, precisamos de pedir segundo a vontade - e a cronologia - de Deus. Quando oramos com esse espírito submisso, e Ele mesmo assim não nos atende imediatamente, pode ser que esteja a dizer apenas: "Sê paciente; por enquanto, não." (Ver Hebreus 10:36).