quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VER O INVISÍVEL

Que é a Fé? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós. Hebreus 11:1 (A Bíblia Viva)

Mesmo antes de existirem telescópios suficientemente poderosos para verem o planeta Plutão, Percival Lowell, astrónomo americano, acreditava na existência desse planeta no nosso sistema solar. Ele chegou a essa conclusão mais de 15 anos antes de o planeta ter sido descoberto por Clyde W. Tombaugh, no dia 18 de Fevereiro de 1930.
A convicção de Lowell não foi baseada numa adivinha ou palpite casual. Ele chegou a essa conclusão através de observações sistemáticas e cálculos cuidadosos das órbitas de Neptuno e Urano. As perturbações que ele observou nessas órbitas convenceram-no de que devia haver um planeta além de Neptuno. Lowell estava tão confiante na existência dele, que deu as primeiras duas letras do nome do planeta que ainda haveria de ser descoberto às iniciais do seu próprio nome - P e L. Predisse também que o planeta seria encontrado perto da estrela Delta da constelação de Gémeos. A descoberta de Lowell foi confirmada após a sua morte, quando Tombaugh fotografou e estudou a região sideral de Gémeos e descobriu o planeta já previsto.
A fé na realidade do Céu, assim como a convicção de Lowell na existência de Plutão, não é um palpite casual. Repousa sempre na "certeza" subjacente da evidência. Hypostasis, a palavra grega traduzida como "certeza" no nosso texto, é usada nos papiros antigos para significar um documento legal através do qual uma pessoa provava ser proprietária de um bem. Por outras palavras, um título de propriedade.
Exercendo fé, você e eu podemos já considerar-nos na posse das maravilhosas coisas que Deus tem prometido. Isso capacita-nos não só a reivindicar bênçãos prometidas para o futuro, mas a recebê-las e desfrutá-las agora. Desta maneira, aquilo que os olhos naturais não podem perceber (1 Coríntios 2:14), é visível aos olhos da fé.