quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A PALAVRA DE DEUS É EM TUDO VERDADE

As Tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio. Salmo 119:160

Em 1880, William M. Ramsay, erudito inglês e admirador de Julius Wellshausen (o pai da alta crítica bíblica), foi a Frígia, na Ásia Menor, para contradizer a história de Lucas registada no seu evangelho e no livro de Actos. De início, ele foi despertado da sua ilusão por um estudo de Actos 14:6, que declara que se passa a fronteira da Licaónia, indo de Icónio para Listra.
A declaração de Lucas era contrária à opinião da maioria das modernas autoridades em geografia, e parecia contradizer escritores antigos. Mas, enquanto Ramsay estudava as incrições, ele compreendeu que o autor de Actos sabia mais da antiga geografia da Frígia do que os críticos modernos. Em todas as outras declarações do facto na história de Lucas, Ramsay encontrou uma exactidão tão surpreendente, que em 1915 declarou que "a história de Lucas é incomparável no que se relaciona com a sua confiabilidade". Tão convincente foi a evidência descoberta por Ramsay, que ele se tornou cristão e um intrépido defensor da Bíblia.
Aquilo que o Sr. Ramsay descobriu a respeito de Lucas é essencialmente verdadeiro quanto ao restante da Bíblia - a Palavra de Deus é em tudo verdade. À luz das descobertas arqueológicas, o já falecido William F. Albright, considerado por muitos como o mais eminente arqueólogo do Próximo Oriente da sua época, reconheceu que "dados arqueológicos e inscrições têm estabelecido a historicidade de inúmeras passagens e declarações do Antigo Testamento; o número desses casos é muitas vezes maior do que o daqueles onde se prova o contrário". Naqueles poucos exemplos em que os eruditos consideram a Bíblia incorrecta, o cristão pode aguardar ainda um julgamento. A pá dos arqueólogos continua a confirmar o Livro.
Alguns críticos gostam de mostrar que os manuscritos da Bíblia contêm umas 50 mil variantes. A quase totalidade delas é de pouca importância, como as variações na maneira de escrever uma palavra - e nenhuma delas afecta a nossa salvação. A esmagadora evidência é que para todos os propósitos práticos a Bíblia é totalmente verdade. A Bíblia pode ser 'imperfeita' para os padrões humanos, mas é perfeita para o seu propósito - a salvação das nossas almas (ver 1 Pedro 1:9).