sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DEUS CONHECE A SUA LINHA DE FLUTUAÇÃO

Deus cumpre a Sua promessa e não deixará que sofram tentações além das suas forças. Ao contrário, quando vier a tentação, Deus vos dará forças para suportá-la, e assim poderão sair dela. 1 Coríntios 10:13 (A Bíblia na Linguagem de Hoje)

Foi no Porto do Funchal, Ilha da Madeira, que observei pela primeira vez a linha de flutuação, nas laterais de navios britânicos. Só muitos anos mais tarde, entretanto, é que essa marcação fez sentido para mim. Essas curiosas linhas e círculos, como você talvez saiba, indicam a capacidade que um navio tem de transportar carga com segurança em águas de várias temperaturas e salinidade.
Samuel Plimsol, que inventou essa marcação, foi um político britânico e um reformador social. Preocupou-se especialmente com navios sobrecarregados e com más condições de navegabilidade, conhecidos como 'navios-esquife'. Em 1875, foi conduzido ao Parlamento um projecto de lei que Plimsol considerou inadequado, mas com o qual ele concordou até que se pudesse providenciar algo melhor. Entretanto, quando o Primeiro-Ministro Disraeli arquivou o projecto de lei, Plimsol achou que aquilo era demais e chamou aos membros do Parlamento 'vilões'. Plimsol perdeu aquele 'round' mas o país concordava com a ideia dele e no ano seguinte o Parlamento aprovou uma lei exigindo que os navios apresentassem aquela marca.
Deus colocou em cada um de nós uma 'marca' semelhante à linha de flutuação de Plimsol. As provas e tentações que Ele nos permite suportar podem algumas vezes parecer uma sobrecarga para o nosso 'naviozinho', mas Deus conhece as nossas limitações e faz algo que nem a marca de Plimsol pode fazer. Quando os nossos fardos são demasiado pesados, Deus convida-nos a lançá-los sobre Ele, na certeza de que poderá sustentar-nos (ver Salmo 55:22; Deuteronómio 33:27). Que mais pode alguém pedir? Veja:
"Ele vela sobre ti, que tremes, filho de Deus. Estás tentado? Ele te livrará. Estás fraco? Ele te fortalecerá. És ignorante? Ele te esclarecerá. Estás ferido? Ele te há-de curar. ..."Vinde a Mim", eis o Seu convite. Sejam quais forem as vossas ansiedades e provações, exponham o caso perante o Senhor. O vosso espírito será blindado para a resistência. O caminho abrir-se-vos-á para se desvencilharem de embaraços e dificuldades." - 0 Desejado de Todas as Nações, pág. 329.
Sim, Deus conhece a sua 'linha de flutuação'. Lembre-se da promessa: "Por baixo de ti estende os braços eternos." Deuteronómio 33:27.