sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DEUS NEM SEMPRE OUVE...

Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaías 59:1 e 2

Pouco depois de eu ter começado a namorar a Vesta, hoje minha mulher, passámos pela casa da avó dela em Lodi, Califórnia. Durante a visita, a avó Sanford serviu-nos o seu delicioso pão integral feito em casa. Na visita seguinte, a avó estava doente, na cama. Conversámos com ela por algum tempo, depois fomos para a cozinha, onde fiquei com água na boca desejando uma fatia daquele gostoso pão. Em voz baixa, perguntei à Vesta onde é que ela guardava o pão, esperando que me fosse oferecida uma fatia.
- Está dentro do pote de cerâmica no guarda-louças, ao lado da pia - disse a avó lá do seu quarto, deixando-me assustado.
Eu não podia acreditar. Tinha falado em voz baixinha, mas a avó tinha ouvido a mais de sete metros dali, dois quartos à frente!
- Ela consegue ouvir-nos? - perguntei à Vesta, apenas movendo os lábios. Vesta disse que sim, com a cabeça.
Na outra vez em que visitámos a avó e fomos à cozinha, tomei a precaução de cochichar as minhas 'necessidades' à Vesta. Bem, a avó não conseguiu entender o que eu disse, mas ouviu-me a cochichar. E disse lá do seu quarto:
- Don, se não vale a pena dizer em voz alta, então é porque não vale a pena ser dito.
Algumas vezes, quando as minhas orações não são atendidas, pergunto-me se a audição de Deus não seria um pouco menos aguçada do que a da avó. Já se sentiu assim?
Será que Deus realmente ouve as nossas orações? É lógico que ouve! "O que fez o ouvido, acaso não ouvirá?" Salmo 94:9. Porque, então, Ele nem sempre nos responde?
Quando Deus parece não ouvir nem atender as nossas orações, há duas razões: ou as nossas preces são 'impedidas' por algum pecado acariciado (ver 1 Pedro 3:7; Isaías 59:1 e 2) ou pedimos com motivos errados (ver Tiago 4:3). Por outras palavras, nós pedimos, mas não segundo a vontade de Deus (1 João 5:14).
Assim, se quiser que Deus ouça e atenda sempre as suas orações, confesse e abandone pecados conhecidos e submeta a sua vontade à d'Ele, compreendendo que Ele sabe o que é melhor.