segunda-feira, 5 de novembro de 2012

TEM MEDO DE TESTEMUNHAR?

Não temas diante deles; porque Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Jeremias 1:8

Jeremias era 'oclófobo'. Tinha medo de enfrentar multidões. Assim, não nos surpreende que ele não quisesse ser profeta. Ser profeta significava testemunhar perante as pessoas. Ele alegou que era muito jovem ainda e que sofria de oclófobia.
A minha mãe contou-me certa vez acerca do pior caso de medo do público que ela presenciou. Um dos requisitos de uma disciplina de oratória que ela teve no colégio era apresentar uma palestra diante de todos os alunos da aula. Quando chegou a vez de um rapaz, ele encaminhou-se todo empertigado ao estrado, aparentemente cheio de confiança própria, mas de repente entrou em pânico. Não conseguiu pronunciar uma única palavra. Ficou pálido como um cadáver e fugiu da sala de aula muito humilhado. Todos se sentiram embaraçados por ele. Então alguém gracejou: "Se o Roberto tivesse subido como desceu, ele provavelmente teria descido como subiu." Este comentário quebrou a tensão.
David Livingstone, o famoso missionário-explorador na África, é recordado pela sua coragem diante do perigo. Mas sabia que, quando jovem, ele sofria de oclofobia?
Certa ocasião, depois de ter concordado em pregar numa pequenina igreja da sua terra natal, a Escócia, ele teve um medo tão grande que abandonou a cidade. Quando os seus amigos deram pela falta dele, começaram a procurá-lo. Finalmente encontraram-no, mas ele recusou-se a voltar. Então um deles fez com que Livingstone se lembrasse da promessa de Jesus: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." Hebreus 13:5. Meditando nestas palavras de confiança, Livingstone voltou e falou com um poder tão convincente, que vários dos ouvintes se converteram a Cristo.
É como Jeremias? Já deixou passar uma oportunidade de testemunhar por Cristo por causa da oclofobia? Anime-se! Aqui estão algumas coisas que pode fazer para vencer o medo do público:
1 - Prepare-se cuidadosamente.
2 - Alongue e relaxe os músculos várias vezes antes de enfrentar o auditório.
3 - Respire profundamente algumas vezes, antes de falar.
Mas há outras duas coisas que pode fazer e que são ainda mais importantes:
1 - Envolva-se tanto no testemunho a ponto de se esquecer de si mesmo.
2 - Lembre-se de que Deus promete nunca o abandonar. Quando comparecer perante o público com esse estado de espírito, assim como Jeremias você não temerá "diante deles".