sábado, 10 de novembro de 2012

LUZES ALINHADAS

Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus: guie-me o Teu bom Espírito por terreno plano. Salmo 143:1

Numa noite escura e sem estrelas, há muitos anos, o Dr. F. B. Meyer atravessava o Canal de S. Jorge, no País de Gales, quando começou a imaginar como é que uma embarcação, viajando numa noite como aquela poderia chegar ao porto sem se perder. O comandante estava ali perto, de modo que o Dr. Meyer fez-lhe a pergunta.
- O senhor vê aquelas três luzes? - perguntou o comandante.
- Sim - respondeu o Dr. Meyer.
- Bem, o piloto precisa de manobrar o navio até que aquelas três luzes pareçam ser uma só. Quando isso acontecer, saberemos a posição exacta da entrada do porto.
Algo semelhante acontece no âmbito espiritual. Quando pedimos que Deus responda às orações, há três coisas que precisam de estar 'alinhadas':
1 - Está a nossa oração em harmonia com a vontade de Deus revelada na Sua Palavra?
2 - A resposta à nossa oração trará glória a Deus?
3 - Estamos dispostos a que Deus nos responda no momento certo e da maneira apropriada, segundo a Sua omnisciência?
Quando essas três 'luzes-guia' estiverem alinhadas, poderemos descansar na certeza de que as nossas orações serão sempre atendidas para o nosso bem eterno.
A Bíblia fala daqueles que oram "mal" (Tiago 4:3). Recentemente, li acerca de um incidente que ilustra este facto. Um pastor jovem, solteiro, andava a orar para que Deus lhe enviasse a esposa perfeita, quando leu um artigo escrito por uma mulher numa revista para cristãos solitários. Mil pensamentos começaram a rodopiar na mente do jovem pastor. A autora parecia encaixar-se perfeitamente dentro do ideal dele. Resolveu escrever uma carta ao redactor da revista, de que ele tinha a certeza de que a autora do artigo era a resposta de Deus às suas orações, e pedindo o endereço dela. Pode imaginar a surpresa e consternação quando o redactor lhe respondeu informando que aquela mulher já era casada!
Esse jovem aparentemente era sincero. Mas, sincero ou não, ele deixou de seguir as directrizes da oração eficaz. Não é de admirar que Deus não tenha atendido a sua oração. Quando você e eu pedimos que Deus nos responda às orações, precisamos de ter a certeza de que estamos alinhados com as Suas luzes orientadoras antes de nos lançarmos num curso de acção insensato.