sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MUITO MAIS DO QUE ISSO

Disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? Respondeu-lhe o homem de Deus: Muito mais do que isso pode dar-te o Senhor. 2 Crónicas 25:9

Amazias tinha formado um exército de 300 mil homens para combater Edom, e depois tinha contratado ainda 100 mil mercenários do reino de Israel por cem talentos de prata. Hoje, essa prata seria equivalente a um milhão de dólares (não muito em termos de gastos militares hoje em dia, mas uma fortuna respeitável naquele tempo).
Foi então que certo "homem de Deus", um profeta, chegou com a mensagem.
Se Amazias fosse à guerra com os seus mercenários israelitas como aliados, o Senhor faria com que ele caísse diante do inimigo, "porque o Senhor não é com Israel". 2 Crónicas 25:7. Amazias acabaria por perder os cem talentos, bem como o apoio do exército israelita. Que deveria fazer?
Outro dia visitei o gerente de uma casa publicadora que enfrentava um dilema semelhante. Ele aceitara fazer anúncios de certa marca de pasta de dentes de um empresário local, imprimindo-os na sua revista de saúde. Claro que não havia nada de errado com a pasta de dentes, e aquele dinheiro a mais estava a ajudar a pagar despesas gerais.
Depois, sem pensar, o nosso amigo aceitou o anúncio de outro produto da mesma empresa, um produto que não se harmonizava com os princípios de saúde da sua revista. Compreendeu em seguida o seu erro e explicou ao empresário que não poderia imprimir a nova propaganda. O negociante começou a discutir e ameaçou retirar todos os anúncios. Fico feliz por poder dizer que o nosso amigo decidiu desistir dos "cem talentos", em lugar de envolver-se com algo que apontava para uma direcção errada.
Já enfrentou um dilema parecido? Alguma vez já investiu recursos, inocentemente, em algo que prometia grande recompensa, mas que acabou por ser um negócio questionável? Nessas situações, é melhor entrar no reino sem um "olho direito" ou sem a "mão direita" (Mateus 5:29 e 30), do que "ganhar o mundo inteiro e perder (quem sabe?) a alma". Mateus 16:26.