quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DIA DE ACÇÃO DE GRAÇAS

Andarei, Senhor, ao redor do Teu altar, para entoar, com voz alta, os louvores, e proclamar todas as Tuas maravilhas. Salmo 26:6

O costume de separar dias para acções de graça não é de origem recente. Era prática comum entre o povo nos tempos do Antigo Testamento. Por outro lado, o costume de separar um dia por ano para dar graças pelas bençãos de Deus originou-se nos tempos modernos, na América do Norte.
No dia 21 de Dezembro de 1620, o navio Mayflower, sob o comando do Capitão Christopher Jones, lançou âncoras na Baía de Plymouth. A perigosa travessia desde o Velho Mundo tinha levado dois meses - um período longo para os padrões de hoje. Antes de pisar em terra, os 41 homens a bordo, de 102 passageiros, assinaram o famoso "Pacto do Mayflower". Pela assinatura deste documento, a fidelidade daqueles cristãos sinceros tomou forma visível. Não agradeceram apenas as providências de Deus; renovaram também a sua dedicação a um princípio - a Fé. A fé tinha-os levado a planear aquela viagem, a fé tinha-os sustentado na jornada e a fé agora constrangia-os a erguer as vozes em louvor e gratidão a Deus por tê-los levado em segurança "ao desejado porto" (Salmo 107:30).
Durante o Inverno que se seguiu, pereceu metade dos passageiros e da tripulação. Apesar disso, quando a Primavera chegou e o Capitão Jones ofereceu passagem grátis a quem desejasse voltar para o antigo continente, nem uma única alma aceitou a sua oferta!
A fé daqueles Peregrinos, que poderiam ter voltado para o Velho Mundo, é reminiscência da sólida fé de Abraão, Isaque e Jacob. Eles "confessaram que eram estrangeiros e peregrinos sobre a Terra. ... E, se, na verdade, se lembrassem daquela (pátria) de onde saíram, teriam oportunidade de voltar". Mas eles não voltaram! Porquê? Porque aspiraram "a uma pátria superior, isto é, celestial". Hebreus 11:13, 15 e 16.
Nós também somos estrangeiros e peregrinos na Terra. Ao darmos graças a Deus hoje por bençãos materiais, agradeçamos-Lhe também o país celestial que Ele tem preparado para os fiéis de todas as épocas (ver Hebreus 11:39 e 40).