segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TESOUROS ESCONDIDOS

Eu vou-lhe dar tesouros escondidos, riquezas secretas; assim você vai saber que Eu sou o Senhor... Quem o chamou pessoalmente - pelo seu nome. Isaías 45:3 (A Bíblia Viva)

Na década de 1950, pastoreei uma pequena igreja em Cloverdale, Califórnia.
Ao norte da cidade, havia um túnel singular na linha do caminho de ferro. O que distinguia esse túnel era o facto de que, segundo o programa "Acredite se Quiser", era o único túnel do mundo que ficava sob um cemitério.
Os túneis são construídos com um propósito definido. Não são escavações sem saída, que não levam a lugar nenhum. O Túnel Simplon, por exemplo, foi escavado em granito sólido nos Alpes suíços para facilitar o transporte entre a Suíça e a Itália. É o túnel para carros mais longo do mundo (com 18 km de comprimento) e economiza aos viajantes dezenas de quilómetros e várias horas de viagem. Em 1980, a minha mulher, eu e a nossa filha mais nova viajámos através desse túnel da Suíça para a Itália.
Um túnel muito mais longo foi construído sob o Canal da Mancha para ligar a Grã-Bretanha ao continente por comboio.
Os túneis longos, de alguma forma, são semelhantes à vida cristã. A menos que sejam iluminados, ficam escuros como a meia-noite. Assim também os túneis espirituais são escuros, a menos que sejam iluminados por Cristo, a Luz do mundo. Outra coisa: assim como os túneis vão dar a algum lugar, assim também nas nossas experiências 'de túnel' Deus nos leva a um destino glorioso. Do mesmo modo como os túneis encurtam o tempo da viagem, as experiências espirituais de túnel podem abreviar o período de aprendizado na nossa peregrinação.
A razão pela qual o nosso Pai celestial permite que passemos por experiências de túnel, é dar-nos "tesouros escondidos, riquezas secretas" que aumentarão o valor da nossa alma.
Está a passar por uma experiência de túnel? Não pense que é algo estranho (1 Pedro 4:12). Todos nós passamos por essas experiências de vez em quando. Lembre-se, entretanto, de que receberemos delas os maiores benefícios quando as aceitarmos sob a devida Luz (ver Hebreus 12:11).