terça-feira, 27 de novembro de 2012

ESCONDER A PALAVRA DE DEUS NO CORAÇÃO

Naqueles dias a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram frequentes. 1 Samuel 3:1

No seu livro In the Presence of Mine Enemies (Na Presença dos Meus Inimigos), escrito em co-autoria com a sua mulher Phyllys, o Capitao Howard Rutledge conta como descobriu a preciosidade da Biblia num campo de prisioneiros de guerra no Vietname do Norte, onde passou sete anos. Aqui estão algumas citações do seu livro:
"Eu negligenciara completamente a dimensão espiritual da minha vida. Foi necessário ser preso para perceber como era vazia a minha vida sem Deus ...
"Tentei desesperadamente lembrar-me de porções das Escrituras, de sermões, de coros evangélicos da infância e de hinos que cantávamos na igreja. ...
"Lutei para recordar aqueles versículos bíblicos e hinos! ... Infelizmente, eu não tinha visto a importância de memorizar versos da Bíblia ou cânticos. Nunca imaginei que fosse passar sete anos (cinco dos quais sozinho numa cela) numa prisão do Vietname do Norte ou que o simples facto de pensar num verso memorizado pudesse tornar um dia inteiro mais suportável. A parte do versículo que eu tinha decorado era: 'Guardei a Tua palavra no meu coração.' Com que frequência desejei ter realmente feito um esforço para esconder a Palavra de Deus no coração!" - Págs. 34-38.
Tendo eu passado três anos como prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, posso entender os sentimentos do Capitão Rutledge. Logo nos primeiros dias depois da nossa prisão, e nos últimos dias antes da nossa libertação, quando a morte e a fome andavam de emboscada na terra, a Palavra de Deus foi muito preciosa para mim. Lembro-me de ter memorizado o Salmo 33:18 e 19:
"Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que O temem, sobre os que esperam na Sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida."
A Bíblia adverte-nos de que virão dias em que haverá "fome sobre a Terra, não de pão, nem de sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor". Amós 8:11. Quão preciosa, então, será a Palavra de Deus para nós! E quão importante é que, nestes dias de relativa paz e prosperidade, entesouremos a Sua Palavra no nosso coração! (Salmo 119:11).