domingo, 11 de novembro de 2012

ORAÇÃO, A RESPIRAÇÃO DA ALMA

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17

Quase posso ouvir alguém dizer: "É impossível orar sem cessar."
Bem, em certas regiões da Europa e da Ásia, existe uma pequena aranha chamada Argyroneta aquatica, que passa uma considerável parte da sua vida dentro d'água. É onde ela mora. De tempos em tempos, a aranha sobe à superfície, respira um pouco de ar fresco, forma-se uma bolha ao redor dela, e ela regressa para o fundo do lago ou do ribeiro, onde fica durante mais algum tempo. Quando a aranha sobe outra vez à superfície, está perfeitamente seca e limpa. Embora passe a maior parte do tempo lá no fundo, não é tocada pela água ou pelo lodo ao seu redor. Porquê? Porque está envoIta por uma cápsula do ar lá de cima.
Ar lá de cima!
Repare que, depois de a pequena aranha respirar o ar fresco e ficar cercada pela bolha de ar, ela continua a respirar a atmosfera que a envolveu. Também é assim na vida espiritual. Quando voltamos os nossos pensamentos na direcção do Céu no começo da manhã e respiramos a sua atmosfera, ficamos rodeados por ela. Isto significa mais do que apenas tomar fôlego. Quer dizer comungar com Deus até que a nossa vida espiritual se carregue de vitalidade. Então, ao longo de todo o dia, continuaremos a respirar o ar com o qual nos envolvemos. Esse 'ar' é a respiração da alma. Precisa de renovação periódica.
Assim como a nossa vida física depende da respiração, a nossa vida espiritual depende da oração. Uma pessoa cercada pelo ar espiritual respira-o tão naturalmente como respira o ar atmosférico. É isso que significa orar sem cessar.
Vivemos num mundo cheio de corrupção moral e espiritual, mas assim como a pequenina aranha não se contamina com a água e o lodo ao seu redor, assim o cristão, cercado pela atmosfera do Céu, permanece incorruptível pelo mundo.
Inspire profundamente o puro ar celestial pela manhã e continue, ao longo do dia, respirando a atmosfera celestial que o circunda.