sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DAR GRAÇAS A DEUS POR TUDO?

Em tudo dai graças. 1 Tessalonicenses 5:18

Espera Deus que lhe agradeçamos tudo - mesmo que nos sobrevenham infortúnios? Algumas pessoas acham que sim.
Lembro-me de ter lido um relato publicado numa revista popular de notícias acerca de uma organização religiosa que ensinava os seus adeptos a literalmente darem graças a Deus por tudo o que lhes acontecia, bom ou mau. Como exemplo, a revista citava o caso de um funcionário de um posto de gasolina que fora agredido por uma gangue de arruaceiros. O rapaz tinha ficado inconsciente e fora roubado, mas, felizmente, não morrera. Quando recuperou a consciência, em vez de lamentar o seu infortúnio, exclamou: "Graças a Deus!"
Posso estar enganado, mas acho que o rapaz estava a agradecer a Deus por lhe ter poupado a vida, e não por ter sido assaltado. Mas suponhamos que ele estava a dar graças a Deus pela sua desdita. Espera Deus realmente que Lhe agradeçamos as más coisas que nos acontecem?
Aparentemente, Job pensava assim. Quando a sua esposa lhe recomendou que ele amaldiçoasse Deus e morresse, Job respondeu: "Temos recebido o bem de Deus, e não receberíamos também o mal?" Job 2:10 (itálico acrescentado). Job cria que tanto o mal como o bem vêm de Deus e, como era apropriado agradecer-Lhe o bem que Ele concede, devia ser igualmente apropriado agradecer o mal que Ele envia.
Acontece que, embora Job aparentemente não tenha ficado a saber, ele estava errado. Ao contrário do que acontece connosco, ele nunca foi levado para os bastidores para ver que Satanás, e não Deus, era a causa das suas aflições. É Satanás, o originador do pecado, definitivamente o responsável por todo o sofrimento, e com certeza nenhum sofredor lhe deve agradecimentos pelas suas desventuras.
Mas repare que Paulo não diz: "Por tudo dai graças", mas: "Em tudo dai graças" - e isso faz toda a diferença no mundo. Significa que devemos manter uma atitude constante de gratidão, tanto na prosperidade como na adversidade. Na prosperidade, porque sabemos que todas as bençãos vêm de Deus; na adversidade, porque sabemos que Deus pode tirar algo bom de algo mau - uma bênção a partir de algo que parece maldição (ver Neemias 13:2).