domingo, 1 de julho de 2012

O PERSEVERANTE PERSEGUIDOR

Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar a Tua mão e a Tua destra me susterá. Salmo 139:7-10

A Real Polícia Montada do Canadá tem a reputação de ser extremamente eficiente. Raramente falha. Certa vez li a história de um agricultor canadiano que achou que tinha encontrado uma forma segura de roubar sem ser descoberto. Num dia de Inverno, enquanto um dos seus vizinhos estava ausente a visitar familiares, o astuto agricultor conduziu uma camioneta até ao celeiro do vizinho e encheu-a de milho. Depois dirigiu-se à cidade no meio da neve para o vender. Com o resultado da venda, partiu para os Estados Unidos, onde pretendia desfrutar um dinheiro obtido de maneira desonesta. Quase conseguiu.
Infelizmente a sua vítima voltou cedo para casa e percebeu um rasto de grãos de milho a partir do celeiro. Ficou desconfiado. Seguiu o rasto do ladrão. A Polícia Montada foi avisada. Quando o ladrão chegou à fronteira, foi preso.
Devido à sua eficiência, esses polícias parecem estar em toda a parte, mas não são omnipresentes e portanto nem sempre conseguem apanhar os larápios. Mas não é isso o que ocorre com o Espírito Santo. Ele está presente em todos os lugares. Como Ele pode ser omnipresente e continuar a ser uma Pessoa, é algo além da nossa compreensão. Para a nossa mente finita, uma pessoa precisa de estar num lugar específico, e não presente em todos os lugares, com todas pessoas.
É o Espírito Santo que insiste connosco para que tomemos um rumo melhor quando somos tentados. É Ele que nos fala à consciência quando erramos. É Ele que nos concede poder para vencer quando decidimos romper com o pecado. Ele é, na verdade, o nosso Amigo.
Creio que um dia conheceremos o Espírito Santo. Quando isso acontecer, quero perguntar-Lhe algumas coisas que me deixam intrigado. Talvez também queira fazer-Lhe determinadas perguntas. E aguardo algumas respostas satisfatórias. E você?