sexta-feira, 13 de julho de 2012

ALPINISMO ESPIRITUAL

Mas eu quase tropecei e caí. Por pouco abandonei o caminho certo. Meu problema é que eu tinha inveja dos orgulhosos, vendo o sucesso e a felicidade dos maus. Salmo 73:2 e 3 (A Bíblia Viva)

Na época da minha adolescência, ouvi uma transmissão da rede BBC contando que três jovens alemães, apenas um pouco mais velhos do que eu, tinham escorregado enquanto escalavam os Alpes austríacos. Dois deles, incapazes de deter-se na queda, caíram de um penhasco para a morte. O terceiro conseguiu fazer uma manobra durante a queda e, embora ferido, agarrava-se precariamente a uma saliência do rochedo. Transmissões posteriores contavam que uma equipa de resgate tentava desesperadamente salvá-lo. Mas as condições do gelo na escorregadia inclinação atrasavam as acções da equipa no sentido de alcançá-lo, e os esforços acabaram por ser inúteis.
Um dos preceitos essenciais para quem quer escalar montanhas, como os alpinistas sabem, é ter sempre pelo menos duas mãos e um pé, ou dois pés e uma das mãos firmados em alças ou suportes para as mãos ou os pés na rocha que estão a escalar. Outra regra é manter-se a olhar para cima. Olhar para baixo de uma altura vertiginosa pode ser fatal.
A tradução inglesa de Williams para o texto de Filipenses 3:13 e 14 sugere que a vida cristã é um processo 'ascendente'. Na escalada que o salmista fazia, ele repentinamente descobriu que estava a escorregar. Em vez de continuar a olhar para cima, começou a olhar em volta e a observar como se portavam ao seu redor, e percebendo que os ímpios pareciam viver muito bem, esteve perto de cair.
Ao contrário dos jovens alpinistas alemães, o salmista diz-nos que o retrocesso foi detido quando ele entrou no santuário de Deus e percebeu como era o fim dessas pessoas (ver Salmo 73:17). Quer saber porquê?
Lembre-se de que os pés do salmista começaram a escorregar quando olhou ao seu redor e viu a aparente prosperidade dos ímpios. Lembre-se que o santuário era o lugar onde os sacerdotes ministravam perante o Senhor. Hebreus 8:1 e 2 diz-nos que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote e que Ele ministra no santuário de Deus, no Céu. Enquanto continuarmos apegados à Rocha e mantivermos o nosso olhar fixo n'Ele, e não nos que se encontram ao redor, estaremos seguros.