quinta-feira, 5 de julho de 2012

PERFEIÇÃO CRISTÃ

Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus nosso Senhor... vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a Sua vontade, operando em vós o que é agradável diante d'Ele, por Jesus Cristo. Hebreus 13:20 e 21

Há muitos anos, a famosa editora Foulis de Glasgow, Escócia, tentou publicar um 'livro perfeito', sem um único erro discernível pelo homem. O manuscrito foi lido e corrigido; depois disso, seis experientes revisores de provas leram cuidadosamente todas as páginas, eliminando os erros. A seguir, a prova de cada página foi pendurada no quadro de anúncios da Universidade de Glasgow por um período de duas semanas. Ofereceu-se aos estudantes uma recompensa de cinquenta libras esterlinas para cada erro descoberto. Apesar de todas essas precauções, vários erros foram encontrados depois de publicada a obra - um, logo na primeira linha da primeira página do livro!
A perfeição humana a nível físico é uma impossibilidade. Mas o que dizer do âmbito espiritual? É possível a perfeição, a ausência de pecado? Alguns insistem que é, enquanto outros o negam. Tenho visto teólogos 'queimarem as pestanas' sobre essa questão e, aparentemente, perderem a própria perfeição nesse processo.
Todos os cristãos concordam com o facto de que Cristo imputa a Sua vida sem pecado àquele que nasce de novo. Não há dúvida quanto a isso. A salvação não pode vir de outro modo. As discordâncias ocorrem é sobre o que acontece após o novo nascimento. Os teólogos assumem posições contrárias nesta questão, alguns alegando que uma pessoa nascida de novo pode viver sem pecar; outros insistindo que isso é impossível! E assim as discussões ziguezagueiam de um para o outro.
É altamente improvável que um debate que se tem prolongado durante séculos, vá resolver-se no espaço de uma página de leitura devocional.
Mas talvez uma sugestão seja oportuna: Porque não permitir que "O Senhor, justo juiz" (2 Timóteo 4:8) decida se uma pessoa nascida de novo pode continuar a viver sem pecado? Quando alguém permite que o Senhor efectue na sua vida "tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade", não seria melhor que essa pessoa ficasse nas mãos de Deus para desenvolver a sua salvação "com temor e tremor"? Filipenses 2:12. Porque tentamos fazer o trabalho que é de Deus?