segunda-feira, 16 de julho de 2012

VEREDITOS REVERTIDOS

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, recto juiz, me dará naquele dia. 2 Timóteo 4:7 e 8

Quando Paulo escreveu estas palavras, Nero, um monstro de crueldade, já o tinha condenado à morte. O apóstolo tinha poucas esperanças de ver a sentença modificada.
Em 1912, James Francis Thorpe, um americano nativo, obteve medalhas de ouro nas competições do pentatlo e do decatlo das Olimpíadas - um feito que ninguém mais conseguiu realizar, antes ou depois. Hugo Wieslander, da Suécia, que competira contra Thorpe no pentatlo, declarou que o seu rival era "o maior atleta do mundo". James Sullivan, membro da comissão organizadora dos jogos olímpicos, elogiou-o dizendo que era "inquestionavelmente o maior atleta que já viveu".
Sete meses depois de James Thorpe ter recebido as medalhas, foram-lhe tiradas por causa de uma questão técnica (uma vez ele tinha jogado na liga de beisebol por dois dólares o jogo, sem saber que isso era contra as regras olímpicas). Os juízes recusaram-se a levar o facto em consideração.
Thorpe enfrentou estoicamente a injustiça, mas logo depois da sua morte, em 1953, os seus filhos apelaram ao presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Avery Brundage, no sentido de lhes serem restituídas postumamente as medalhas do pai. Brundage indeferiu o pedido. Brundage que tinha competido contra Thorpe no pentatlo de 1912, tinha perdido, e aparentemente nunca perdoara a Thorpe por tê-lo ultrapassado.
O biógrafo de Brundage, Heinz Schobel, no livro The Four Dimension of Avery Brundage (as Quatro Dimensões de Avery Brundage), declara que, entre os seus traços de carácter, estavam a 'mentalidade tacanha (e) a inveja'. Estas devem ter sido acompanhadas por uma boa dose de espírito de vingança, pois Brundage, mais tarde presidente do COI (1952-1972), foi sempre inflexível na sua recusa de restituir as medalhas de Thorpe.
Mas em Janeiro de 1983, quase trinta anos após a morte de Thorpe, um juiz mais justo, Juan Antonio Samaranch, presidente do COI, restituíu as medalhas de Thorpe aos seus descendentes.
Muitos julgamentos injustos não são revertidos nesta vida. Mas não perca a coragem. Dentro de pouco tempo o Senhor que é um Juiz justo, vai reverter todos os veredictos vingativos (ver Tiago 5:9).