terça-feira, 31 de julho de 2012

NÃO VÁ AO DEUS DE ECRON

Ó rei Acazias, ...não havia Deus em Israel para ser consultado? Foi por isso que mandou os mensageiros consultarem o deus Baal-Zebube, de Ecron? 2 Reis 1:16 (A Bíblia Viva)

Acazias, rei de Israel, era filho de Acabe e Jezabel. O seu nome significava "Jeová segurou a minha mão". Como herdeiro legítimo do trono, ele provavelmente esteve no Monte Carmelo no dia em que Jeová Se revelou como o verdadeiro Deus e apresentou Baal como deus falso (ver 1 Reis 18:19-39). O nome de Acazias pode até sugerir que ele era seguidor do Deus verdadeiro.
É bem provável que Acazias conhecesse as profecias de Elias a respeito da morte violenta dos seus pais, e deve ter visto o cumprimento literal dessas predições (ver 1 Reis 21:19; 22:34-38; 21:23; II Reis 9:33-37). Apesar disso, e a despeito de todas as evidências, no íntimo ele seguia Baal (ver 1 Reis 22:51-53).
Uns dois anos após a morte do seu pai, Acazias caiu da janela da "câmara superior" e feriu-se tanto que temeu pela própria vida. Entretanto, em vez de consultar um dos profetas de Deus para saber se ele se restabeleceria, enviou mensageiros para consultarem Baal, "o deus de Ecrom".
Existe muita gente hoje, até mesmo cristãos, que agem como Acazias. Vejamos o caso de uma pessoa que esteja a enfrentar uma doença que ameace a sua vida - uma pessoa a quem esta vida signifique mais do que a vida eterna. Esse indivíduo não se importará se a resposta às suas orações por cura vier de Deus ou de Satanás. Ela esquece-se de que, embora Deus possa curar toda e qualquer doença nem sempre é da Sua vontade restaurar a saúde do doente.
É nesta altura que Satanás entra com o seu poder operador de milagres e, actuando através dos seus "ministros", engana, se possível, "os próprios escolhidos" Mateus 24:24. O texto de Apocalipse 16:14 diz que ele pode fazer milagres e usa esse poder para enredar as almas.
Deus não trabalha desta maneira. Quando Ele cura, não o faz só para prolongar a vida, mas porque Ele tem um plano em mente para aquela vida que prolongou. Assim, em vez de ir ao deus de Ecrom, procure discernir o plano de Deus para a sua vida e submeta-se voluntariamente à vontade d'Ele.