domingo, 29 de julho de 2012

O DEVIDO LUGAR DA BÍBLIA

Os poderosos perseguem-me sem razão, mas o meu coração só teme é a Tua Palavra. Salmo 119:161

Do outro lado da rua onde morávamos, em Banguecoque, na Tailândia, havia uma escola muçulmana. Nesse país, quatro por cento dos habitantes são muçulmanos, mais de noventa por cento são budistas e menos de um por cento é constituído por cristãos.
O Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, é pouco menor que o Novo Testamento. Embora tenha sido traduzido para outros idiomas, os muçulmanos não consideram essas versões como autorizadas. Só a versão árabe é considerada a Palavra de Alá. Os bons muçulmanos nunca tocam no seu livro sagrado sem lavar as mãos; nunca o colocam no chão; nunca o levam abaixo da cintura.
Talvez nós, cristãos, pudéssemos aprender algo com os nossos amigos muçulmanos quanto ao respeito para com o nosso Livro Sagrado. Embora respeitemos a Bíblia, não a consideramos um objecto digno de adoração. Por outro lado, tenho a certeza de que muitos de nós poderíamos demonstrar mais reverência para com o Livro de Deus do que o temos feito. Em muitos lares chamados cristãos, permite-se que a Bíblia permaneça numa prateleira ou mesa, ano após ano, sem ser notada, aberta ou lida. Frequentemente se empilham livros e revistas seculares em cima dela.
Quando eu era adolescente, a minha família morava na Europa, e lembro-me de ter ouvido que era costume em certos países colocar outros livros sobre a Bíblia. A razão para isso, disseram, era porque para eles a Bíblia devia ser o 'fundamento'. Assim, aparentemente, era correcto colocar outros papéis e livros sobre ela. No nosso lar, fomos ensinados que nada deve suplantar a Bíblia. Portanto, ainda hoje, sinto-me inquieto quando vejo outras coisas colocadas sobre a Palavra de Deus.
Embora ninguém deva ser dogmático e dizer que uma forma particular de colocar a Bíblia é correcta e todas as outras são erradas, o lugar que damos à Bíblia fisicamente talvez reflicta o lugar que lhe damos mentalmente.
Uma coisa, entretanto, está além de qualquer discussão: é muito mais importante que os ensinos da Bíblia tenham um lugar central na nossa vida, do que o Livro propriamente dito tenha um lugar especial na casa.