segunda-feira, 30 de julho de 2012

MAIS CHEGADO QUE UM IRMÃO

O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18:24 (Bíblia versão Almeida Antiga)

Quando a nossa filha mais velha, Marjorie, tinha 4 anos de idade, ela encontrou dois carrapichos agarrados um ao outro. E disse: "Olha, dois carrapichinhos apaixonados."
Todos nos rimos. Mas os carrapichos não são engraçados quando se trata de os tirar da roupa. A minha mãe costumava dizer que eles eram como um "amigo mais chegado que um irmao".
Acredite ou não, os carrapichos já foram úteis. Em 1948, George de Mestral, um alpinista suíço, regressava da escalada de uma montanha com as pernas das calças cobertas de carrapichos. Examinando-os de perto, viu que os carrapichos tinham pequenas projecções, que terminavam com uma minúscula farpa. Era por essas farpas que os carrapichos se prendiam às roupas.
A partir dessa observação, Mestral e um industrial têxtil francês inventaram o velcro, um material muito útil. É formado por duas faixas de nylon - uma com pequenos ganchinhos; a outra, com uma superfície aveludada à qual os ganchinhos aderem.
O Espírito Santo é como o velcro - ou os carrapichos. Ele é o Amigo mais chegado do que um irmão. David descreve a Sua proximidade desta forma: "Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar a Tua mão e a Tua destra me susterá." Salmo 139:7-10.
Pense no que teria acontecido com David se esse Amigo constante o tivesse abandonado depois dele ter pecado com Bate-Seba. Devemos estar gratos porque esse Amigo nos ama de modo tão persistente! Ele nunca nos deixa nem abandona - a menos, naturalmente, que nós Lhe voltemos as costas (ver Hebreus 13:5 e Efésios 4:30).