sábado, 7 de julho de 2012

A LINHA INVISÍVEL

Mas a impudícia e toda a sorte de impurezas... nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs, ou chocarrices, coisas essas inconvenientes, antes, pelo contrário, acções de graça. Efésios 5:3 e 4

"Tudo começou de maneira inocente e, antes que eu percebesse, estava envolvida num caso com um homem casado", soluçou a jovem que procurava o meu conselho.
Como é que coisas assim acontecem? Neste caso, começou com uma piada apimentada que o seu chefe contara. Ela achou engraçado e riu. Ao permitir, assim, que fosse transposta a linha invisível do decoro, a jovem abrira a porta pela qual se tornou cada vez mais fácil que o chefe passasse. A familiaridade repetida levou à racionalização. Ela começou a pensar que seria rude não rir das 'espirituosas' observações do seu chefe. A racionalização levou à presunção, e esta conduziu ao envolvimento sexual, bem como a um doloroso remorso.
Sempre que alguém transpõe a linha do decoro, é impossível saber até onde isso pode levar.
Como evitar que tal situação se desenvolva? Primeiro, decida de antemão que nunca vai cruzar a linha. Ao primeiro sinal de familiaridade, ignore os ditos espirituosos e eleve o tom da conversa; se necessário, afaste-se da cena.
A polidez na sociedade em geral traça limites para o que é conveniente e o que é impróprio. É verdade que algumas áreas podem ser nebulosas e mal definidas, mas em geral, quando nos comportamos sobriamente, outros não ultrapassarão esses limites. E é desnecessário dizer que nós tão pouco transporemos a linha divisória.
Hoje muitos cristãos professos ridicularizam o 'recato puritano'. Esquecem-se de que a Bíblia, muito tempo antes dos puritanos, admoestava os seguidos de Cristo a evitarem "toda a sorte de impurezas", incluindo "conversação torpe", "palavras vãs" e "chocarrices". Embora alguns hoje se gloriem "na sua infâmia" (Filipenses 3:19), em entrevistas na televisão, decida que você, como verdadeiro cristão, cingirá o seu entendimento (ver 1 Pedro 1:13) e pensará "nas coisas lá do alto". Colossences 3:2.