sábado, 30 de junho de 2012

PORQUE VISITA DEUS O HOMEM?

Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova? Job 7:17 e 18

Hoje de manhã, enquanto eu ajeitava os suportes das favas na minha horta, percebi que aqui e ali havia umas gavinhas que se arrastavam pelo chão, em vez de subirem pelas hastes de apoio que eu tinha cravado na terra. Parei em cada uma delas para as ajudar a agarrarem-se ao suporte que eu tinha colocado ali para esse fim. Precisei de fazê-lo com a maior delicadeza, pois as gavinhas são facilmente danificadas ou quebradas.
Esse facto deixou-me pensativo. Assim como ajudei as gavinhas a enroscarem-se no suporte provido para elas, assim o Agricultor celestial viu a caída família terrestre tentar em vão erguer-se pela sua própria sabedoria e força. Com infinita compaixão, enviou o Seu único Filho para assumir a nossa natureza e prestar-nos ajuda e orientação de que tanto necessitávamos.
Antes, Ele já tinha dado um livro de orientações, mas agora veio pessoalmente mostrar-nos como proceder ao reerguimento.
O Livro de orientações admoesta: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3:5 e 6.
São muitas as possibilidades colocadas diante da raça caída! Através do Seu Filho, Deus revelou a altura que o homem é capaz de atingir. Através dos méritos de Cristo, o homem pode ser erguido do seu estado depravado; pode ser purificado e tornado mais precioso do que o ouro de Ofir. "Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir, é o ideal de Deus para com os Seus filhos. A santidade, ou seja, a semelhança com Deus, é o alvo a ser atingido." - Educação, pág. 18.
"Temos o privilégio de ser dirigidos por um sábio Conselheiro. Deus pode tornar homens humildes em poderosos no Seu serviço. Aqueles que atendem ao chamado do dever, desenvolvendo o mais possível as suas aptidões, podem estar certos de receber assistência divina. Os anjos virão como mensageiros de luz para ajudar os que fazem o possível da sua parte, e depois confiam que Deus coopera com os seus esforços." - Obreiros Evangélicos, pág. 79.