terça-feira, 26 de junho de 2012

SEGUIR A TRADIÇÃO

Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Mateus 15: 8 e 9

O contexto no qual Cristo pronunciou as palavras da passagem acima foi uma discussão com os escribas e fariseus quanto ao facto de os Seus discípulos deixarem de observar a tradição de lavar as mãos antes das refeições. Jesus rebateu essa crítica, apontando a prática deles de permitir que um filho violasse o espírito do quinto mandamento, negando auxílio a um pai necessitado sob a alegação de que os seus bens eram corban (dedicados a Deus): "Porque transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?" Mateus 15:3.
O Dr. Hany Emerson Fosdick, durante muito tempo pastor da igreja de Riverside na cidade de Nova Iorque, relatou certa vez uma história que ilustra como as tradições podem desencaminhar as pessoas. Durante gerações, os membros de certa igreja luterana da Dinamarca dobravam os joelhos sempre que passavam por um determinado lugar na sua catedral. Se alguém lhes perguntasse o motivo dessa prática, eles não tinham explicação melhor a dar senão a de que era 'tradição'.
Finalmente, no início do século XIX, as paredes da igreja foram lixadas como preparação para uma nova pintura e desvendou-se o mistério: descobriu-se uma pintura da Virgem Maria. Está a compreender, antes de a Dinamarca se converter ao luteranismo, a igreja tinha sido uma catedral católica romana, e as pessoas tinham o hábito de curvar-se diante do quadro de Nossa Senhora. Durante mais de 300 anos, aqueles protestantes tinham estado a observar uma tradição contrária aos ensinos dos Dez Mandamentos (ver Êxodo 20:4 e 5).
Mas voltemos ao nosso texto. Não existe nada de intrinsecamente errado na 'tradição' de lavar as mãos antes das refeições. Com efeito, à luz do conhecimento científico moderno, é uma prática excelente. Jesus estava a falar de tradições que afastam alguém da Palavra de Deus. Aqui é necessário haver discriminação. Uma tradição é má se for incoerente com a vontade claramente revelada de Deus. Examine as suas 'tradições' hoje sob essa luz e veja para onde elas o conduzem.