sábado, 9 de junho de 2012

MALDIÇÃO SEM CAUSA

Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu voo, assim a maldição sem causa não se cumpre. Provérbios 26:2

Já ouviu falar de certos lugares, pessoas ou coisas que estariam sob maldição? Em 1959, quando visitei a tumba do faraó Tutancâmon, fiquei a saber que ela tinha sido amaldiçoada. Vinte anos antes, ouvi uma transmissão de rádio através da qual Howard Carter,
o descobridor da tumba, declarava que todos os que tinham tido alguma coisa a ver com a abertura do sarcófago real tinham morrido trágica ou prematuramente, começando pelo patrocinador de Carter, o Conde Carnarvon. Por coincidência, Carter morreu no mesmo ano em que ouvi aquela transmissão.
Algumas maldições, indubitavelmente, são de origem satânica, mas a maioria parece nada mais ser do que superstições ou meras coincidências. Só que não é esse o caso da maldição do pecado. A maldição pronunciada sobre a Terra, depois de Adão e Eva terem comido do fruto da árvore proibida, foi real e teve uma causa - não de origem divina, como alguns supõem, mas originada pela deliberada desobediência do homem.
Embora o versículo para a nossa meditação seja um pouco enigmático, a ideia geral é clara: O mal não acontece sem causa. O problema é que nem sempre sabemos qual é a causa. Em muitos exemplos, podemos estabelecer claramente uma relação de causa e efeito entre o pecado e o sofrimento, noutros, isso não é possível.
Nestes últimos, temos a tendência para atribuir a "maldição" ao facto de vivermos num mundo de pecado. Isso é verdade, só que de algum modo essa resposta não nos deixa completamente satisfeitos e continuamos a perguntar: Mas porquê?
Em alguns casos, não saberemos a resposta nesta vida. Se formos fiéis, entretanto, a eternidade no-la revelará. O sofrimento de Job é um exemplo. Sabemos que ele sofreu porque foi colocado como um teste no grande conflito entre Deus e Satanás. Mas ele não soube disso naquela ocasião e talvez só descubra o motivo quando for ressuscitado pelo seu Redentor (ver Salmo 17:15).
É-nos assegurado que, no mundo futuro, todo o sofrimento causado pelo pecado será removido porque, graças a Deus, "nunca mais haverá qualquer maldição". Apocalipse 22:3. Quero estar lá para obter algumas respostas satisfatórias. E você?