sábado, 2 de junho de 2012

COMO LIDAR COM A INJUSTIÇA

Não te indignes por causa dos malfeitores, ... pois eles dentro em breve definharão como a relva, e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor, e faz o bem. Salmo 37:1-3

Há alguns anos, na África, um grupo de habitantes de certa região atravessava uma estrada quando um deles foi atropelado por um carro e morreu. O motorista fugiu disparado. Os sobreviventes correram perseguindo-o mas não conseguiram alcançá-lo.
Voltando à cena do acidente, o grupo enlutado expressou o seu pesar, a sua raiva e frustração com altos berros e gesticulações selvagens. Em vez de continuar a viagem, iniciaram uma vigília junto ao corpo do companheiro morto.
Mais tarde, naquele dia, o motorista culpado regressou pelo mesmo caminho. Reconhecendo-lhe o carro, o grupo atirou pedras contra o veículo, e com boa pontaria. Desta vez o criminoso teve de parar. O pára-brisa ficou tão estilhaçado, que impossibilitava a visão da estrada. Felizmente o motorista conseguiu trancar as portas; caso contrário, teria sido despedaçado.
Quem eram os vingadores? Um bando de macacos babuínos!
Embora alguns possam argumentar que a vida de um babuíno não pode ser comparada com a vida de um ser humano, quem pode negar que - sob a óptica de um babuíno, pelo menos - o motorista em fuga não tenha recebido o castigo que bem merecia?
Nos relacionamentos humanos, costuma acontecer que o malfeitor não recebe a sua devida paga. Pode até sair impune. O ladrão que nunca é apanhado; o homem que mata mas não é descoberto; o adúltero que 'curte' a sua ligação ilícita e oculta - todos podem achar que saíram impunes, e talvez seja esse caso, mas apenas por enquanto.
O problema é que esses indivíduos se esquecem de que o dia do ajuste de contas chegará, quando o "Senhor, justo juiz" (2 Timóteo 4:8), "há-de trazer a juízo todas as obras até as que estão escondidas". Eclesiastes 12:14.
Já foi prejudicado por alguém que ainda não recebeu o devido troco? O nosso texto de hoje traz um bom conselho: "Não te indignes por causa dos malfeitores." Depois de ter tomado a devida atitude com espírito cristão, deixe a injustiça nas mãos de Deus.