domingo, 3 de junho de 2012

PECADO ATREVIDO

Mas a pessoa que fizer alguma coisa atrevidamente, ...injuria ao Senhor. Números 15:30

Há algum tempo atrás, um velho amigo entrou no meu escritório. Durante a nossa conversa, ele contou que tinha recentemente feito algo contrário às praxes da sua organização empregadora. Eu devo ter demonstrado surpresa, porque ele reagiu dizendo: "Era mais fácil pedir desculpa do que pedir licença."
As praxes são regras feitas por homens. Não há nada de sacrossanto nelas, a menos, é óbvio, que envolvam questões éticas e morais. Digamos que estas últimas não estão envolvidas. Nesse caso, pode haver uma justificativa para agir de modo contrário às praxes humanas e subsequentemente pedir 'desculpa'. Mas agora façamos outra pergunta: será possível haver 'cristãos' que deliberadamente ajam contra a vontade revelada de Deus - com a intenção de lhe pedir perdão mais tarde? Creio que quase todos concordariam que isso é perfeitamente possível.
Todos nós conhecemos pessoas que parecem agir conscientemente contra as leis claras, divinas e humanas, que envolvem moralidade. É difícil julgar os motivos mas, pelas aparências, essas pessoas frequentemente tomam um rumo que viola de modo claro a lei moral, sem ligar às consequências - até serem apanhadas. Então, em penitência, elas suplicam perdão; e quem vai dizer que não estão arrependidas e que não merecem perdão? Mas o que dizer se a tal pessoa volta e repete a mesma ofensa na primeira oportunidade? Se alguém duvida que haja pessoas a agir dessa forma, provavelmente ainda não ouviu falar de recidiva. É altamente duvidoso que se possa chamar cristão a alguém que age dessa maneira para com Deus.
É perigoso pecar atrevidamente, só porque Deus é um Deus perdoador (ver Salmo 130:4; Êxodo 34:6 e 7). Isso pode levar ao pecado imperdoável (ver 12:31 e 32). Não porque esse pecado faça alguma coisa com Deus, pois Ele nunca muda, mas porque ele faz alguma coisa connosco. É por isso que precisamos de evitar o pecado premeditado. Devemos fazer a oração de David: "Também da soberba guarda o Teu servo, que ela não me domine; então ... ficarei livre de grande transgressão." Salmo 19:13.