terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ALTRUÍSMO GENUÍNO

Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. Hebreus 10:34

Se hoje a condição nas prisões é melhor do que há dois séculos, isso deve-se grandemente a John Howard, um abastado quaker inglês. Em 1773, ele foi designado xerife de Bedfordshire e interessou-se pela condição das prisões sob a sua responsabilidade. Resolveu inspeccioná-las pessoalmente. Ficou chocado com o que descobriu. Os sacerdotes e os seus subalternos não eram pagos pelas autoridades civis, mas dependiam para o seu sustento de importâncias extorquidas dos prisioneiros ou dos seus familiares. Decidido a acabar com essa prática, publicou o que tinha descoberto. Como resultado, o Parlamento aprovou dois decretos, um estipulando salários para os funcionários das prisões e outro que estabelecia padrões mínimos de assistência médica para os prisioneiros.
Mais tarde, a inspecção que Howard fez nas instituições penais da Europa resultou na reforma de penitenciárias. A sua obra filantrópica foi tão apreciada, que os seus admiradores receberam mais de 1.500 libras esterlinas (uma pequena fortuna para aquele tempo), para se erguer uma estátua em sua homenagem. Quando tomou conhecimento do projecto, Howard implorou - na verdade, exigiu - que fosse suspenso, e foi.
Em Fevereiro de 1789, Howard decidiu visitar a Rússia e outros países orientais, onde as condições das prisões eram indescritíveis. Tinha 72 anos quando partiu para a Rússia. Deixou para trás estas palavras inspiradoras: "Não sou insensível aos perigos que podem acompanhar esta viagem. ... Se Deus achar por bem interromper a minha vida na prossecução deste desígnio, que a minha conduta não seja indevidamente atribuída a um arrebatamento ou entusiasmo, mas a uma séria e deliberada convicção de que persigo a trilha do dever, e a um sincero desejo de converter-me em instrumento de maior utilidade para os meus semelhantes, do que seria possível no círculo mais estreito da vida de um aposentado."
No ano seguinte, Howard morreu de tifo. Foi um homem que considerou o prémio celestial pelo serviço abnegado mais importante do que a comodidade ou as posses terrenas.
Um bom exemplo para nós!