domingo, 1 de janeiro de 2012

CONTINUEMOS A CONHECER O SENHOR

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor: como a alva a Sua vinda é certa. Oseias 6:3

Prosseguir em conhecer o Senhor significa mais do que um conhecimento superficial de Deus. Quer dizer uma amizade cada vez mais profunda com Ele. Tal como o dia segue a noite, a consciência de que Deus existe desponta em toda a alma que sinceramente procura encontrá-l'O, "tacteando" (Actos 17:27). Caso não avancemos nessa direcção, esse entendimento em pouco tempo deixa de existir. Por outro lado, se nos empenharmos, não ficaremos satisfeitos com o mero conhecimento de que Deus existe. Tendo encontrado Deus, tendo aprendido a apreciar o Seu carácter, desejaremos conhece-l'O melhor e aguardaremos com ansiedade as ocasiões de comunhão com o nosso Amigo celestial.
Para a maioria das pessoas, não há período melhor para esses encontros do que o início da manhã, após uma restauradora noite de descanso. É nessa hora que a mente se apresenta mais clara e menos sobrecarregada com os cuidados desta vida. Harriet Beecher Stowe, poetisa americana, resumiu nestas linhas memoráveis a experiência que pode ser sua também:

Bem de manhã, sereno surge o dia,
já aves mil entoam o seu louvor,
a luz vem encher o mundo de alegria,
bem de manhã, contigo estou, Senhor.

Bem de manhã, desperta, a Natureza,
dá o seu louvor em muda adoração;
só, com fervor, eu busco mais pureza,
eu venho a Ti, ó Deus, em oração.

Pai, quando já a luz fugir do mundo,
já quando o céu escuro e negro for,
vem conceder com Teu amor profundo:
luz, protecção, descanso em Ti, Senhor!

Ao comungar com Deus manhã após manhã deste novo ano, que o seu conhecimento a respeito d'Ele possa ser como a "luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18) - aquele dia em que você, eu e todos nós encontraremos Deus face a face no Seu reino eterno! (Ver Apocalipse 22:4)