domingo, 15 de janeiro de 2012

CORAGEM ESPIRITUAL

Aceita os sofrimentos que te vierem como fiel soldado de Cristo Jesus. II Timóteo 2:3 (Bíblia Sagrada em Português Corrente)

No ano 290 d.C., durante o reinado do imperador romano Valério Maximiano, um soldado de 28 anos de idade, chamado Adriano e membro da elite da Guarda Pretoriana, ficou impressionado com a coragem de um cristão a quem tinha sido dada a ordem de o torturar para que renegasse a fé.
- O que é que te dá tanta coragem para enfrentar a morte? - perguntou Adriano.
- A minha crença no Senhor Jesus Cristo - respondeu o mártir.
Embora famoso pela sua bravura física, Adriano compreendeu que não conhecia nada sobre esse tipo de coragem. Ao ponderar na resposta do cristão, tomou uma decisão. Dirigindo-se ao juiz que sentenciaria o mártir, disse:
- Resolvi tomar-me cristão. Coloque o meu nome na lista dos que serão torturados.
Mas o Deus de Adriano tinha outros planos para ele.
Como ele pertencia à guarda de elite do imperador, o juiz teve relutância em atender o seu pedido.
Mas a história não termina aqui. Durante os vinte e três anos seguintes, enfrentando o ostracismo e a perseguição, Adriano revelou a espécie de coragem que só Cristo pode dar - coragem que o mundo não pode abater. Finalmente, em 313 d.C., Adriano morreu como mártir na Nicomédia.
Hoje em dia, na maioria dos países ocidentais e mesmo em regiões do antigo Bloco Oriental, tornar-se cristão não costuma resultar em tortura e morte. Mas em alguns lugares, pode ainda custar a vida de uma pessoa.
Recentemente, li dois livros: The Torn Veil (O Véu Rasgado), de Gulshan Esther, e I Dared to Call Him Father (Ousei Chamar-lhe Pai), de Bilquis Sheikh. Os livros contam como essas duas autoras, ex-muçulmanas, enfrentaram o ostracismo, o boicote e até mesmo ameaças de morte com extraordinária coragem, depois de se terem tornado cristãs.
Num mundo como o nosso, de rápidas mudanças, quem sabe o que acontecerá no futuro? Será que alguns cristãos ainda enfrentarão a morte por causa da sua fé? Uma coisa é certa: enquanto o "príncipe deste mundo" (Satanás) estiver activo, os cristãos poderão ser tentados a procurar a saída dos covardes. Recuse-se a seguir essa direcção. Em vez disso, resolva os sofrimentos como bom soldado de Jesus Cristo!