quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

HOMENS QUE NÃO SE COMPREM NEM SE VENDAM

Esperando (Félix) também ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro; pelo que, chamando-o mais frequentemente, conversava com ele. Actos 24:26

Foi Robert Walpole, político britânico do início do século dezoito, que insinuou que todo o homem tem o seu preço. Isto com certeza era verdade no caso de Félix, mas não é uma verdade universal.
Em 1896, Booker T. Washington, fundador do Instituto Tuskegee, no Estado do Alabama, soube que um notável químico industrial agrícola e pesquisador negro chamado George Washington Carver fazia parte do corpo docente da Universidade do Estado de Iowa, e resolveu investigar. Ficou tão impressionado com os projectos de trabalho de Carver, que o convidou para integrar o corpo docente em Tuskegee.
Durante as negociações, Washington disse a Carver: "Não posso oferecer-lhe um grande salário; não posso oferecer-lhe fama; o que lhe posso oferecer é imortalidade." Embora a remuneração não fosse avultada, Carver aceitou o convite, depois de ter feito dele motivo de oração.
Mais tarde, quando Carver já era famoso, Thomas Edison, grande génio inventor americano, ofereceu-lhe um salário astronómico de cento e setenta e cinco mil dólares por ano - uma fortuna para aquele tempo. Mas Carver recusou o oferecimento de maneira elegante, declarando que - apesar de apreciar o convite - sentia que Deus ainda tinha planos para ele em Tuskegee. Em 1940, três anos antes da sua morte, Carver doou a totalidade das economias da sua vida, no valor de trinta e três mil dólares, para estabelecer a Fundação Carver, que deveria dar continuidade ao seu trabalho. O mundo necessita de mais homens como Carver.
"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exacto; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é recto, ainda que caiam os céus." - Educação, pág. 57.
Aquilo que se disse dos homens é igualmente verdade quanto às mulheres. Para aqueles que permanecem firmes pelos princípios, Cristo oferece não apenas a "imortalidade" neste mundo, mas a eternidade no reino por vir. Esse é um oferecimento que vale o seu preço.