sábado, 28 de janeiro de 2012

AS PROFUNDEZAS DO OCEANO

Tornará a ter compaixao de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:19

Eu tinha seis anos de idade quando a minha familia voltou do trabalho missionário no Brasil. Na viagem para os Estados Unidos, a certa distância de Porto Rico, o Capitão Evans, comandante do nosso navio S.S. Alban, pôs-se em pé no convés superior do navio e apontou para baixo: "O oceano, aqui, tem oito quilómetros de profundidade."
Isso é fundo, mas há lugares mais fundos ainda. O ponto mais profundo do mundo fica na Fossa das Marianas, ao largo da costa oriental das Filipinas. Tem a profundidade de 11.033 metros - 2.185 metros mais de profundidade do que o monte Everest tem de altura!
No dia 23 de Janeiro de 1960, o batíscafo Trieste, com Jaques Piccard e o Tenente Donald Walsh a bordo, desceu a esse espantoso abismo. Ao aproximarem-se do fundo, ouviram um ruído forte com som de algo a quebrar. Uma inspecção revelou que uma das escotilhas de observação se tinha rompido sob a tremenda pressão de quase oito toneladas por polegadas quadradas. Os homens tiveram de decidir se continuavam ali ou subiam para a superfície. Depois de examinarem o dano, chegaram à conclusão de que não era suficientemente grave para abortar a missão e desceram 10.800 metros. Encontraram o fundo do oceano coberto por uma camada macia de lodo.
Quando Deus promete lançar os nossos pecados nas profundezas do mar (Miqueias 7:19), na realidade está a dizer que, quanto a Ele, já colocou esses pecados fora da memória (ver Hebreus 10:17). A Bíblia também diz: "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." Salmo 103:12. Ninguém sabe quão longe é isso, pois a distância é infinita.
Apesar disso, existem pessoas - algumas das quais cristãs professas - que são óptimas mergulhadoras. Não sei que tipo de instrumentos e roupas usam para descer até ao fundo, mas esses chafurdeiros parecem gostar de turvar a lama das profundezas e agitar coisas que Deus já permitiu que se afundassem.
Se Deus já lançou nas profundezas do mar pecados a Ele confessados, perdoados e abandonados, não seria melhor deixá-los onde estão, sossegadinhos?