domingo, 29 de janeiro de 2012

EM MOVIMENTO

Por causa do Teu nome, Tu me conduzirás e me guiarás. Salmo 31:3

Certa vez ouvi Dwight A. Delafield declarar que Deus nunca dirige algo que não esteja em movimento. Isto é verdade.
A minha mulher tinha 55 anos de idade e eu 64 quando aprendemos a esquiar. Uma das coisas que aprendemos (do modo mais difícil) foi que não podemos guiar os esquis a menos que estejamos em movimento. Guiar significa dar direcção a algo que se move. Quando eu era criança, o meu pai fez-me um 'carro' sem rodas com uma armação de madeira. Guardo uma fotografia dele. Tinha um 'volante', mas apesar de todo o meu empenho na direcção, o único lugar para onde ia era para algum ponto na minha imaginação.
Outro dia, enquanto caminhava por uma galeria de lojas, parei para observar um miúdo que 'dirigia' um carro de corridas num ecrã de vídeo. As manobras violentas pareciam invalidar a declaração de Delafield. Seria mesmo? Na realidade, não. Com efeito, o 'carro de corridas' não ia a lugar nenhum, a não ser no ecrã do vídeo. Embora parecesse que o miúdo 'guiava' algo, ele estava apenas a dirigir uma ilusão.
Algumas pessoas recostam-se, não fazem nada, e esperam que o Senhor as 'dirija'. Outras oram: "Senhor, guia-me" e depois recusam-se a seguir a direcção que Deus lhes mostrou. Talvez você já tenha orado dessa maneira. Eu já.
O Senhor não nos revela tudo o que vai acontecer no futuro. Se Ele o fizesse, não precisaríamos de fé. Deus guia-nos passo a passo. Quando damos um passo com fé, e pela Sua graça fazemos aquilo que sabemos ser certo, por outras palavras, quando nos colocamos em movimento, Ele guia-nos para o próximo passo.
Ao recapitular a sua vida hoje, pode ver que Deus o tem dirigido? Ou estará Ele à espera de que você se coloque em movimento? Não estou a dizer movimentar-se no rumo que lhe parece certo seguir (ver Provérbios 14:12), mas na direcção que Deus quer que você vá. E nunca se esqueça: "Não cabe ao que caminha o dirigir os seus passos." Jeremias 10:23. Tanto no campo físico como no espiritual, Deus só guia algo em movimento! Se lhe parece que não vai a lugar nenhum espiritualmente, mova-se na direcção para a qual sabe que Deus quer dirigi-lo, e Ele o conduzirá para o passo seguinte!