quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

UMA QUESTÃO DE VIDA OU DE MORTE

E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti: o único Deus verdadeiro. João 17:3

O nosso versículo deixa implícito que conhecer Deus é uma questão de vida ou morte e que esse conhecimento deve ser experimental.
Enquanto eu frequentava a faculdade, um colega meu, Allan Schwant, contou-me que dois colegas de dormitório numa universidade, discutiam acerca da existência de Deus. Chamaremos ao crente Roberto e ao seu companheiro de quarto, agnóstico, João. Roberto afirmava que João poderia encontrar Deus se lesse a Bíblia. João não tinha tanta certeza, mas finalmente concordou em aceitar o desafio. Quando chegou à história de Gideão, e do velo de lã, teve uma ideia brilhante (Juízes 6:36-40). Porque não fazer a experiência de Gideão?
Certa noite, o João colocou um velo de lã sobre a relva perto do dormitório. Durante aquela noite, o Roberto orou fervorosamente. Entretanto, quando o João foi buscar o velo na manhã seguinte, ele estava molhado!
- Eu sabia que não ia funcionar! - exclamou ele, rindo com desdém.
O que é que estava errado?
Bem, suponha que o João tivesse ido ao laboratório de química para fazer uma experiência de hidrólise, mas em vez de usar um electrólito ele tivesse colocado um não-electrólito na água. Se percebe alguma coisa de química, saberá que a experiência não vai resultar. Porquê? Porque ele não usou o método certo para hidrolisar a água.
Bom, mas então qual é o método certo para conhecer Deus?
Precisamos de começar a aceitar a possibilidade de que Deus "existe"(Hebreus 11:6). Mas isso não é um raciocínio em círculo vicioso?
Há alguns anos, um ateu disse-me que queria crer na existência de Deus, mas queria uma "prova razoável". Ele aceitou tudo o que eu disse - até ao momento em que expliquei que ele precisava de começar a crer que Deus existe.
- Pára aí! - disse ele. - Com esse raciocínio não se sai do lugar.
- Bem - respondi - imagina que Thomas Edison começou as suas experiências com a lâmpada eléctrica negando a possibilidade de descobrir essa forma de iluminação.
O meu amigo entendeu a questão. Precisamos de começar a aceitar a possibilidade de que Deus existe. E quando o fizermos, descobriremos que Ele "Se torna galardoador dos que O buscam"! Hebreus 11:6.