segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SEGUINDO PASSOS

Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos o exemplo para seguirdes os Seus passos. Pedro 2:21

Há alguns anos li a notícia de um incidente que ocorreu em Chicago antes dos dois dias da Lei Seca. Um jovem marido e pai - vamos chamar-lhe João - estava a lutar contra o hábito da bebida.
Numa noite de Inverno em que a neve caía, o João disse à sua mulher que ia visitar alguns amigos. Ela sabia que aquilo significaria horas de preocupação e expectativa quanto ao facto de ele voltar em segurança para casa ou não. Apesar dos apelos dela, João pôs o chapéu, vestiu o casaco, calçou as botas e saiu pela porta da frente para entrar no carro. Enquanto pisava na neve, ouviu a porta da frente abrir-se e a voz do seu filhinho chamar: "Papá, estou a pisar onde tu pisaste! Estou a seguir os teus passos!"
Virando-se, o João viu o Joãozinho atrás dele, colocando os pezinhos nas marcas que os pés grandes do pai deixavam na neve. Já me perguntei várias vezes se a mãe do pequenito não teria tido a ideia de o mandar para essa 'manobra'. Ideia dela ou não, o facto é que o João pensou seriamente no exemplo que estava a dar ao filho. Esperou até que o Joãozinho o alcançasse e então, pegando-lhe ao colo, voltou para casa, decidido a nunca mais beber uma gota de álcool.
Seguir o exemplo de outro ser humano pode ser arriscado, porque nenhum de nós é perfeito. Entretanto, como o nosso versículo recomenda, é sempre seguro seguir os passos de Jesus. Ele viveu uma vida perfeita e, dessa forma, deixou-nos um exemplo perfeito.
Na sua Primeira Epístola aos Coríntios, o apóstolo Paulo diz: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (11:1). Quando Paulo escreveu isso, ele estava a incentivar os cristãos de Corinto a seguirem o seu exemplo, mas só enquanto ele seguisse o exemplo de Cristo.
Não sei como se sente, mas eu sempre me senti pouco à vontade para recomendar que outros seguissem o meu exemplo. É lógico que com relação a Paulo era diferente. Afinal de contas, ele estava a escrever sob inspiração. A verdade é que, gostando ou não, incentivando ou não, algumas pessoas poderão seguir o nosso exemplo. Como é importante, então, que andemos como Jesus andou!