sábado, 7 de janeiro de 2012

TEMPO OPORTUNO

Buscai o Senhor enquanto Se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Isaías 55:6

Qualquer pessoa que tenha repetidas vezes procurado e encontrado Deus, pode confirmar que há ocasiões em que Ele parece mais próximo do que noutras. É porque Deus Se distancia de nós? Nunca! A Sua Palavra garante que Ele "não está longe de cada um de nós" (Actos 17:27). Além disso, Ele promete: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13:5).
Porque, então, às vezes parece difícil encontrá-l'O? É porque nós deixamos que "os cuidados, riquezas e deleites da vida" (Lucas 8:14) ocupem os nossos momentos de comunhão com Ele! O resultado? Imperceptivelmente perdemos o senso da Sua presença. O problema está em nós! Daí a importância de fixarmos períodos regulares para que os nossos pensamentos se voltem para Deus.
Mas há outro ponto a ser considerado. Deus nunca Se impõe a nós, embora o Seu Espírito Santo esteja em acção em todos os momentos da nossa vida, moldando as circunstâncias, esperando a ocasião oportuna de revelar-nos a presença divina. Embora Deus tenha estabelecido ocasiões específicas para a nossa comunhão com Ele, é geralmente em períodos de reflexão silenciosa que o Espírito Santo vem a nós revelando-nos a presença divina.
Na minha própria experiência, os momentos em que Deus tem sido mais real são aqueles em que leio a Bíblia, e o Espírito Santo dá sentido a um determinado texto que tem aplicação nítida a alguma circunstância da minha vida. Nessas ocasiões, parece até que Deus fala audivelmente comigo! Talvez o exemplo mais notável tenha sido aquele da minha leitura de Marcos 9:24, mencionado na meditação de ontem.
Embora Deus não Se limite a tornar-Se conhecido a nós através da Bíblia, esse ainda é o Seu meio escolhido de comunicação connosco. A Bíblia é a mensagem de Deus para nós, porque "homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:21). Ao ler as Escrituras hoje, permita que Deus lhe fale ao coração. Permita que a Bíblia lhe revele a presença de Deus, neste "tempo favorável". (Leia Salmo 69:13).