quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ROMPER COM O PECADO

Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe termo em teus pecados pela justiça. Daniel 4:27

Uma das recordações que o meu pai me deixou foi uma agendinha que ele conservava desde a adolescência. Numa das páginas aparecem estas palavras escritas com uma letra que não era a dele: "Prometo deixar de fumar assim que o meu stock de tabaco acabar. (Assinado) Dudley."
Um dia perguntei ao meu pai se o tal Dudley tinha cumprido a promessa. Ele respondeu que, aparentemente, sim - por algum tempo. E contou que uma ou duas semanas mais tarde encontrou Dudley com um maço de Bull Durham no bolso da camisa. Quando lhe perguntou porque andava com aquilo de um lado para o outro, Dudley brincou: "Ando com o maço comigo para o caso de ser tentado."
Alguns podem achar engraçada a resposta de Dudley, mas abandonar o mal não é uma coisa divertida. Pode haver consequências eternas. É triste dizer que, não muito tempo depois de tentar fazer com que Dudley deixasse de fumar, o meu pai saiu de casa, andou pelos caminhos do mundo e ele próprio adquiriu o hábito de fumar. Fico feliz porque Deus, na Sua misericórdia, não o abandonou. Dez anos mais tarde, ele assistiu a algumas reuniões evangelísticas e, pela graça de Deus, deixou esse hábito para sempre.
Antes disso, o meu pai tinha tentado várias vezes deixar de fumar, diminuindo aos poucos o número de cigarros fumados por dia. Não conseguiu. Não quero dizer que Deus não possa usar esse método com algumas pessoas. Creio que Ele pode e fá-lo. Com efeito, creio que Ele até mesmo ajuda as pessoas que alegam ter parado abruptamente, gabando-se que Deus não teve nada a ver com isso. Mas quem pode dizer que por trás dos bastidores Deus, na Sua misericórdia, não os ajudou? Em qualquer caso, o conselho inspirado de Daniel sugere que o método preferido por Deus é o de "pôr termo" aos pecados de uma vez por todas, e não aos poucos.
Está a lutar com um hábito pecaminoso do qual gostaria de se ver livre? Isso pode acontecer desde que coloque a sua vontade ao lado de Deus, não mais tarde, mas exactamente agora. Tendo feito isso creia que Ele pode substituir o seu mau hábito por um bom (ver Romanos 12:21), e saia para o seu trabalho agradecendo a Deus por tê-lo ajudado. "Quem fez a promessa é fiel." Hebreus 10:23. Ele é poderoso para nos "guardar de tropeços" (Judas 24) quando reafirmamos a nossa decisão de manter a vontade ao lado d'Ele. Vai fazer a sua parte?