sexta-feira, 3 de agosto de 2012

LIBERDADE DA PRISÃO ESPIRITUAL

Estava... preso e fostes ver-me. ...Em verdade vos afirmo que sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes. Mateus 25:36 e 40.

No seu livro Just for Today (Por Hoje Só), James Keller conta como numa tarde de Janeiro de 1951, Sakuichi Yamada, uma rapariguinha japonesa cristã, se aproximou do superintendente da penitenciária numa pequena cidade do Japão. Entregou-lhe um pacotinho que trazia o endereço dela como remetente, e pediu que ele o entregasse a um certo criminoso condenado. Depois saiu em silêncio.
O pacote continha livros cristãos e uma confortadora carta dela. A carta concluía com estas palavras: "Aos olhos de Deus, um criminoso é Seu filho." E a assinatura era, simplesmente: "Uma estudante." O superintendente da prisão entregou o pacote a um assassino que tinha sido condenado à morte por ter eliminado uma família de três pessoas. Quando o sentenciado leu os livros e a carta, ficou profundamente emocionado e escreveu a Yamada. Confessou-se como sendo um criminoso endurecido e reconheceu que tinha medo de morrer, mas que desde a leitura dos livros e da carta o seu receio tinha diminuído notavelmente.
Concluiu a carta dizendo: "Quão grande é a misericórdia de Deus para comigo, este pecador. ... Que Deus a abençoe."
Posso sentir pelo menos um certo grau de empatia para com esse presidiário no corredor da morte, pois passei 37 meses como prisioneiro, enfrentando a possibilidade de ser morto. Durante aqueles três anos, a nossa família não recebeu nenhuma correspondência com excepção de uma carta do meu tio Ira. Chegou às nossas mãos mais de um ano depois de ter sido posta no correio. Ainda guardo aquela carta. Que consolo saber que não tínhamos sido esquecidos, que alguém se preocupava connosco!
Ser privado da liberdade é muito mau, mas estar encarcerado na prisão do pecado é ainda pior. Foi especialmente para esses encarcerados que Jesus dirigiu as palavras do primeiro sermão que pregou: "O Espírito do Senhor ... Me ungiu para... proclamar liberdade aos cativos." Lucas 4:18.
Se o Espírito Santo o impressionasse a seguir o exemplo de Yamada, obedeceria?