terça-feira, 28 de agosto de 2012

COMO LIDAR COM A TRAGÉDIA

Então Ele... disse (a Paulo): a Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12:9

Em Setembro de 1858, Henry Fawcett, um rapaz inglês de 20 anos, ficou cego de ambos os olhos quando o seu pai, acidentalmente, disparou a espingarda enquanto caçavam.
Antes da tragédia, Henry era um rapaz inteligente, ambicioso e com um grande futuro diante de si. Depois do acidente, encheu-se de desespero. Mas houve uma coisa que o salvou. Amava profundamente o seu pai e sabia que este ficara quase louco por causa do que acontecera ao filho. A única forma que Henry encontrou de preservar a sanidade mental do pai foi optar por esperança em vez de desespero. Fingia estar alegre, quando na realidade não estava. Fingia ter interesse na vida, quando na verdade queria era desistir de tudo. Quando o desespero lhe oprimia o coração, Henry fazia de conta que tinha esperança de ainda poder ser um cidadão útil.
Então aconteceu algo estranho. O fingimento tornou-se realidade! Foi como se, por um acto da vontade, Henry tivesse exorcizado um espírito mau. Prosseguiu a carreira que tinha escolhido, foi eleito para o Parlamento e mais tarde, a pedido do primeiro-ministro Gladstone, foi encarregado da chefia do sistema postal e telegráfico britânico. Nesse cargo, Henry foi o responsável por significativos melhoramentos no serviço postal e telegráfico do seu país.
Nos versículos que precedem o texto para a meditação de hoje, o apóstolo Paulo fala de "um espinho na carne". 2 Coríntios 12:7. Ele não conta que espinho era esse, mas os estudiosos da Bíblia têm concluído que tinha a ver com o seu sentido da visão porque numa outra passagem ele diz: "Se possível fora, teríeis arrancado os vossos próprios olhos para mos dar" e mais adiante, na mesma epístola, diz: "vede com que letras grandes vos escrevi do meu próprio punho." Gálatas 4:15 e 6:11.
Talvez seja bom não sabermos qual era o espinho na carne de Paulo, pois há tragédias ainda piores do que a perda da visão - como ficar tetraplégico, por exemplo. Mas é maravilhoso o facto de que, ao assumirmos uma atitude positiva, a graça de Deus poder capacitar-nos a triunfar sobre a tragédia.