quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ESCALANDO AS ALTURAS

No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo. S. João 16:33.

Alfonso Deecken conta-nos acerca de uma das suas aventuras, quando estudava em Munique, Alemanha. Com um grupo de estudantes, durante as férias, resolveram escalar a montanha Schesaplana, na Áustria, com o objectivo de alcançar um dos seus picos de aproximadamente 2.600 metros de altitude.
Era bem cedo quando começaram a penosa escalada. Mas, à medida que subiam, mais se intensificava um espesso nevoeiro. Tão densa era a névoa, que eles não podiam ver além de dez metros à frente.
As dúvidas sobre o êxito da escalada pareciam aumentar a cada instante. Deveriam continuar a ascenção? E se o cume estivesse envolto pelo nevoeiro? A única garantia que tinham era a palavra de um amigo que os animou a viver a fascinante aventura. Ele indicou o caminho a seguir e afirmou que do cume contemplariam um deslumbrante panorama alpino.
Embora cansados e afligidos pela dúvida, continuaram a escalada. E então ocorreu o inesperado: Subitamente cruzaram a espessa cortina formada pela neblina e aperceberam-se de que se encontravam acima das nuvens escuras.
Deecken escreveu: "Ante os nossos olhos, a uma pequena distância, estava o cume do Schesaplana; em torno de nós, os majestosos picos dos Alpes, cobertos de neve - panorama deslumbrante, de incomparável beleza."
Nesta experiência nos Alpes, Deecken viu um símbolo da vida cristã. Quantas vezes andamos através da densa névoa, sem nenhuma certeza quanto ao êxito da nossa jornada, a não ser as consoladoras promessas do Senhor. A vereda afigura-se-nos escarpada; a dúvida assalta-nos, e sentimo-nos tentados a desistir. E perguntamo-nos se não seria melhor desfrutar a paz no vale tranquilo, já que ignoramos o que haveremos de enfrentar no cume da nossa vida.
Sim. A incerteza das horas escuras ajuda-nos no nosso crescimento espiritual. É nos momentos de solidão e abandono que a fé é provada e fortalecida.
Quando cansados e torturados pela dúvida, uma voz sussurra no silêncio da nossa alma, dizendo: "Tende bom ânimo, Eu venci a densa escuridão." Animados por esta voz, prossigamos a escalada até ao momento quando, extasiados, contemplaremos "as coisas que o olho não viu ... que Deus preparou para os que O amam". I Coríntios 2:9.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus