segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A PEDRA REJEITADA

Vocês já leram nas Escrituras que a pedra rejeitada pelos construtores passou a ser a mais importante do edifício? Isto é obra do Senhor e é uma coisa admirável de se ver. Mateus 12:10 (A Bíblia Viva)

Durante milénios, uma pedra permaneceu sem ser tocada por mãos humanas no leito de um riacho no Estado da Carolina do Norte, Estados Unidos. Certo dia, um homem ergueu a pedra, viu que o seu peso era fora do comum e decidiu usá-la para travar uma porta em sua casa. Ali ficou durante anos. Um dia, um geólogo passou por lá e viu a pedra. Os seus olhos experientes reconheceram nela uma pepita de ouro - o maior volume de ouro nativo encontrado a leste das Montanhas Rochosas.
Uma antiga tradição rabínica diz que, quando foi construído o templo de Salomão, as pedras maciças para as paredes e os alicerces foram cortadas da rocha viva e modeladas na própria pedreira, sendo depois transportadas para o monte onde se erguia o templo. De acordo com a história, uma pedra de tamanho incomum foi levada para o local, mas os construtores não encontraram o lugar certo para a colocarem, de modo que ficou de lado, sem uso. Enquanto continuavam os trabalhos dos alicerces, aquela pedra parecia estar sempre no caminho deles. Durante muito tempo permaneceu negligenciada e até rejeitada.
Então, um dia, os construtores chegaram ao local onde devia ser colocada a pedra angular. Para poder suportar o tremendo peso do templo, a pedra precisava de ter um tamanho e resistência enormes. Tentaram colocar várias pedras, mas nenhuma era apropriada. Por fim, alguém se lembrou da pedra rejeitada há tanto tempo. Exposta às intempéries durante aqueles anos todos, ela não revelava nenhum defeito ou rachadura e, quando colocada no devido ângulo, encaixou-se perfeitamente.
O salmista, no nosso texto, alude a essa tradição, e os rabis reconheciam que ele se referia ao Messias.
A questão diante de mim e de si é: Será que, à semelhança do geólogo da história, reconhecemos o grande valor de Jesus, a Pedra rejeitada? Ou, como os construtores do templo, estamos a colocá-la de lado? Muitas pessoas reconhecem o valor de Cristo como um grande mestre, mas deixam de lhe dar o lugar devido no seu coração.
Reconheçamos Jesus como uma Pedra preciosa e façamos d'Ele a pedra angular do templo da nossa alma (ver 1 Pedro 2:4 e 5).