quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ELE PODE SALVAR

Por isso também (Cristo) pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25.

Abraão é considerado o pai dos fiéis (ver Gálatas 3:7-9), não porque nunca tenha duvidado das promessas de Deus, mas porque venceu as suas dúvidas e atingiu o ponto em que "não duvidou da promessa de Deus por incredulidade; mas, pela fé, fortaleceu-se... estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera". Romanos 4:20 e 21.
Já foi tentado a pensar que Deus foi capaz de cumprir as Suas promessas a Abraão e a outros homens de valor da antiguidade, mas por alguma razão não pode ou não deseja cumpri-las para com os Seus filhos na época actual - para si, por exemplo?
Quando um amigo meu se levantou, certa manhã, descobriu uma pequena placa que a mulher tinha colocado sobre a escrivaninha. Nela estavam escritas estas palavras: "Ele pode." Só duas palavras, mas muito encorajadoras! As palavras, tiradas do nosso versículo, garantem que Deus pode (tempo presente) ajudar-nos. Ele ajudou o Seu povo no passado e pode ajudar-nos agora!
O meu amigo conservou aquela plaquinha na sua mesa de trabalho para recordar que Deus mantém a Sua palavra. Precisamos de imprimir indelevelmente as promessas de Deus na nossa mente e lembrar-nos sempre de que "Deus é... socorro bem presente". Salmo 46:1 - (Itálico acrescentado).
Socorro bem presente não significa que discerniremos sempre imediatamente o cumprimento das promessas de Deus. Significa, sim, que logo que apresentemos as nossas necessidades e reivindiquemos uma promessa que Ele fez, Deus começa a moldar as circunstâncias no sentido de cumprir aquela promessa. Na verdade, antes mesmo que peçamos, Ele com a Sua presciência já começou a agir em nosso favor (Isaías 65:24).
Só nós mesmos podemos frustrar o cumprimento das promessas de Deus, abandonando a fé ou seguindo o nosso próprio caminho egoísta. Quando as nossas orações não são atendidas, devemos esperar com paciência, sabendo que Ele manterá a Sua palavra. Mas isso acontecerá segundo o Seu bom caminho e no tempo certo.
Quão gratos podemos ser porque "o nosso Deus, a quem servimos, ... nos livrará". Daniel 3:17.